Capa

Mastermidia

Fábio Fogaça vai correr na Argentina em 2010

Piloto de Sorocaba estréia na Top Race V6 no próximo dia 14

03.02.2010  |  4.551 visualizações
No dia 14 de fevereiro de 2010 terá início a temporada da Top Race V6, categoria argentina de turismo. E um piloto brasileiro estará alinhando no grid: Fábio Fogaça (Feeder/Case/Beta/Braspress/FTruck/Kraucher).

Após se sagrar campeão no seu segundo ano no automobilismo pela categoria Stock Jr e receber o Capacete de Prata - prêmio ao segundo melhor piloto de carros tipo Turismo do Brasil - em 2009, o piloto sorocabano de 18 anos fechou com a equipe Canapino Racing para disputar a Top Race V6, a bordo do Ford Mondeo numeral 72.

Com o título da Stock Jr em mãos, Fábio Fogaça optou por participar da Copa América Top Race, com seis etapas até o meio do ano ao invés de tentar uma vaga na PickUp Racing brasileira, visando pegar maior experiência em competições de turismo. "Todo piloto quer correr no seu país, mas acho válida essa nova experiência. Como já havia sido campeão, eu tinha de subir de categoria. E os custos me fizeram escolher a Argentina. Será bom para eu adquirir experiência e voltar mais forte para competir no Brasil posteriormente", diz o piloto apoiado por Feeder/Case/Beta/Braspress/FTruck/Kraucher.

O piloto de Sorocaba já teve a oportunidade de testar um carro da Top Race V6, em dezembro do ano passado, na cidade de La Plata, e pôde comprovar a potência do motor V6 de 350 cavalos do bólido. "Na Stock Junior o carro é menor. Já esses são bem mais potentes, mais fortes e velozes e o nível de pilotagem é muito alto porque irão correr os melhores pilotos da Argentina", revela o piloto.

Sobre a oportunidade de correr no país vizinho, facilitou o fato de seu pai Djalma Fogaça ter trabalhado com Alberto Canapino há 20 anos na Fórmula 3 Sula-americana. "Meu pai trabalhou com o Alberto Canapino, chefe de equipe, então os contatos já ficaram mais fáceis. Mas o título da Stock Junior fez aumentar muito o interesse da equipe pelos meus serviços. Espero fazer bonito nessa categoria", comenta Fogacinha.

Top Race V6 é uma das três principais categorias da Argentina

A Top Race V6 está entre as três principais categorias do automobilismo argentino, ao lado da TC2000 e Turismo Carretera e tem suas 14 provas transmitidas pela TV América. Ela ficou mais em evidência depois que o atual campeão Jose Maria Lopes foi anunciado como piloto titular da US F1, nova equipe do Mundial de Fórmula 1.

Os carros da categoria para 2010 são os modelos Mondeo, Vectra, Passat, Mercedes-Benz e Peugeot 407 TRV6, com chassis tubulares como na Stock Car brasileira e motores 3.0 litros V6 da marca Berta, com 350 cavalos de potência. O câmbio Saenz tem cinco marchas à frente mais a ré. A suspensão dianteira é Parrilla e a traseira é independente. As rodas de alumínio são de 18 polegadas e têm freios Doopler e pneus Pzero, da Pirelli. Os amortecedores são os Penske com dois tipos de regulagem externa.

Em 2009, as 14 provas tiveram uma média de 35 pilotos, contando inclusive com os argentinos que já correram na Fórmula 1 e os que foram campeões na Fórmula 3, Fórmula Renault e TC 2000, como Gastón Mazzacane, Norberto Fontana, Nestor Gabriel Furlan, Juan Manuel Silva, Emiliano Spataro, Marcos Di Palma, entre outros. O canadense Gilles Villeneuve, campeão mundial de Fórmula 1 em 1997, novamente deve disputar algumas provas em 2010, como fez na temporada passada. "Vou correr em uma categoria extremamente forte, com o mesmo nível de pilotos da Stock Car aqui do Brasil. Por isso, sei que será um ano duro, mas terei um grande aprendizado", comentou Fábio Fogaça.

O calendário de provas da categoria, na primeira parte do ano, terá a disputa da Copa América, com seis etapas:

14 de Fevereiro - Ciudad de Comodoro, Chubut.
28 de Fevereiro - Bahía Blanca, Buenos Aires.
14 de Março - Salta.
4 de Abril - Resistencia, Chaco.
25 de Abril - La Plata, Buenos Aires.
16 de Maio - Trelew, Chubut.

Já a temporada 2010-2011 da Top Race terá 14 etapas, sendo seis delas em 2010:

25 de Julho - São Paulo, Brasil (com Fórmula Truck).
29 de Agosto - Termas de Río Hondo, Santiago del Estero.
19 de setembro - Buenos Aires.
17 de Outubro - La Rioja.
21 de Novembro - General Roca, Río Negro.
12 de Dezembro - Paraná, Entre Ríos.

A temporada continuará no ano seguinte e as oito etapas restantes serão anunciadas oportunamente.

Visite www.fabiofogaca.com.br
Consulte www.trv6.com.ar
Leia também...
17.04.2024

Com a participação de 232 inscritos, campeonato distribuiu 405 brindes e prêmios entre os participantes

15.04.2024

Pilotos de 12 anos de idade venceu a terceira etapa seguida pela F4 Júnior Light e F4 Júnior Geral.

15.04.2024

Campeão da F4 Júnior em 2023, piloto de 14 anos vence pela primeira vez na F4 Graduados

12.04.2024

Campeão da F4 Júnior em 2023, piloto de 14 anos está na vice- liderança do campeonato