Capa

Mastermidia

Fórmula Delta: Uma mulher contra o tempo

A campineira Manu Clauset, de 15 anos, quer ampliar aprendizado sobre o carro pra depois buscar tempo em sua estreia em Interlagos

18.04.2025  |  1.311 visualizações

O icônico Autódromo de Interlagos será o palco neste sábado (19/4) da abertura da temporada 2025 da Fórmula Delta, categoria-escola do automobilismo brasileiro, que realizará a sua primeira prova as 11h45. Antes porém, logo as 8h50 os pilotos tentarão ser o mais rápido possível na tomada de tempos para a formação do grid inicial. Única mulher no grid, a campineira Manu Clauset (VW Germânica/Liqui Moly/Freios Frum/Raceville/TSO) quer usar a sua estreia nos monopostos para ganhar quilometragem e ampliar aprendizado sobre o carro.

“Em virtude de diversas ocorrências eu andei muito pouco, em relação aos outros pilotos. Então, usarei a classificação e a primeira corrida para aprender mais sobre as reações do Fórmula Delta, e o tempo vai baixando naturalmente. Depois que eu estiver constante, posso aprimorar o acerto do carro e também começar a forçar os limites”, acredita a garota de apenas 15 anos de idade, que está fazendo a sua transição do kartismo para o automobilismo. “Sei que até domingo vai estar tudo bem e será uma rodada dupla incrível. Tudo acontecerá em seu devido tempo”.

A segunda corrida da Fórmula Delta será no domingo, a partir das 11h50.

Categoria-escola

Em sua estreia no automobilismo Manu Clauset irá pilotar um monoposto nacional, fabricado pela Minelli Racing Car, que aluga e gerencia seus carros para os pilotos cumprirem uma temporada de 16 corridas, com provas no Autódromo de Interlagos, Velocittá, Raceville e Goiânia, sempre em sistema de rodada dupla. Atingindo a velocidade máxima de 220 km/h, o veículo é movido por um motor Mitsubishi 2.0, gerando 170 hp, auxiliado pelo câmbio sequencial de 6 marchas, acionado por borboletas atrás do volante. Os pneus são Pirelli slick de competição. Pela categoria já passaram mais de 60 pilotos, e vários estão correndo na Stock Series ou mesmo no exterior, numa clara demonstração que a modalidade prepara seus adeptos para as modalidades profissionais.

Confira o cronograma da etapa de abertura da Fórmula Delta:

19/4 - Sábado

08h50 – Tomada de tempos

11h45 – Prova 1

20/4 - Domingo

11h50 – Prova 2

Veja o calendário das oito rodadas duplas da Fórmula Delta, que passará por quatro autódromo diferentes:

Etapa 1 – 19 a 20/4 – Interlagos

Etapa 2 – A definir

Etapa 3 – 20 a 22/6 – Interlagos

Etapa 4 – 25 a 27/7 – Interlagos

Etapa 5 – A definir

Etapa 6 – A definir

Etapa 7 – 14 a 16/11 – Velocitta

Etapa 8 – 19 a 21/12 – Interlagos

 

Manu Clauset tem o apoio de VW Germânica, Liqui Moly, Freios Frum, Raceville Speed Club e TSO Brasil.

@germanicavolkswagen

@liquimoly.brasil

@frum_oficial

@racevillespeedclub

@tsobrasil

@xracing2023

@pragakartbrasil

 

Acompanhe a Fórmula Delta:

@formuladelta

@racetv.br

@portalhighspeed

@parcfermetv

Leia também...
14.09.2025

Garota de 15 anos de idade terminou a quarta e última etapa em Londrina na terceira posição

13.09.2025

Garota de 15 anos de idade fez a segunda marca na tomada de tempos do sábado entre os novatos, e nona entre todos os 30 concorrentes

12.09.2025

Garota de 15 anos de idade está estreando com carro tipo Turismo de tração dianteira e em pista que experimenta pela primeira vez. E agora, outra novidade: vai largar parada no grid.

11.09.2025

Garota de 15 anos de idade ficou entre os mais rápidos da classe Rookie em sua estreia com carro de Turismo e no Autódromo Internacional Ayrton Senna