Capa

Mastermidia

Auto Jornal 695 - Importados

IMPORTADOS Novo Creta 1.6 Turbo com 7 marchas

08.11.2024  |  255 visualizações

IMPORTADOS

Novo Creta 1.6 Turbo com 7 marchas

Com a chegada do Novo Creta em sua versão topo de linha com motor 1.6 turbo, a Hyundai traz para o Brasil a segunda geração, mais robusta e eficiente, de sua transmissão automatizada com sistema de dupla embreagem a seco e 7 velocidades (DCT7). Como vantagens, esse tipo de transmissão oferece trocas de marchas mais rápidas e precisas e menor consumo de combustível, com consequente redução nas emissões de CO2. Fora do Brasil, a segunda geração da DCT7 da Hyundai equipa atualmente modelos de grande volume de vendas nos mercados Europeu, Asiático, do Oriente Médio, da Austrália e das Américas Central e do Sul, como Elantra, Tucson e Kona.

A transmissão DCT7 de segunda geração da Hyundai possui atuadores elétricos controlados eletronicamente para acionamento da embreagem e do sistema de mudança de marchas. O sistema de embreagem é formado por um disco de embreagem conectado às marchas ímpares e o outro disco de embreagem conectado às marchas pares e à ré. Nesta nova geração, além da integração dos atuadores, a comunicação com a unidade de controle da transmissão é feita via rede de alta velocidade (CAN) que melhora a precisão nas mudanças de marchas.

Entre as melhorias introduzidas na segunda geração da DCT7, está a maior eficiência energética graças à viscosidade aprimorada do óleo da caixa de engrenagens da transmissão e da utilização de rolamentos esféricos de menor fricção. Isso assegura maior durabilidade dos componentes.

Se comparada à sua geração anterior (1.0), a DCT7 2.0 recebeu mudanças na estrutura do sistema de dupla embreagem a seco, e nos materiais utilizados, com o propósito de aumentar ainda mais a robustez. Os discos de embreagem vêm com design de superfície, material de atrito e dureza dos rolamentos aperfeiçoados. O diferencial, que se localiza no conjunto da transmissão, também recebeu uma junta selada, que previne danos e potenciais vazamentos, e houve simplificação de conectores e chicotes elétricos, uma vez que os atuadores das embreagens e das marchas são agora integrados.

Como parte do processo de desenvolvimento de produtos da Hyundai, o Novo Creta percorreu 90 mil quilômetros em testes de durabilidade, por regiões com topografia acentuada e trechos de serra. Um dos objetivos foi comprovar o desempenho do trem de força e seus diversos componentes, entre eles a transmissão automatizada com sistema de dupla embreagem a seco, DCT7. Ao final do teste de 90 mil quilômetros, a transmissão foi desmontada e as embreagens ainda possuíam dois terços de vida útil remanescente.

A Hyundai oferece cinco anos de garantia sem limite de quilometragem para seus veículos de uso particular, condição que se estende também para a transmissão DCT7, respeitadas as condições de uso previstas para o veículo. Essa garantia cobre defeitos de qualidade das embreagens desde que o uso e as manutenções previstas sejam seguidos conforme recomendado pela HMB (Hyundai Motor Brasil).

Leia também...
15.04.2025

Menina de 15 anos de idade salta dos karts para os carros de corrida

12.04.2025

Apenas o líder e o vice-líder subiram no pódio nas três primeiras etapas, e estão separados por apenas um ponto

11.04.2025

Na competitiva OKN Júnior, sete pilotos estão separados por um décimo de segundo

08.04.2025

Terceiro colocado no campeonato, piloto já tem pole, volta mais rápida e dois pódios