Goodyear ensina como escolher pneu em relação ao aro
Pneus dos automóveis de passeio são classificados de acordo com o tamanho do aro
(Mastermidia/Divulgação)
Carros da Stock Car, são calçados com rodas de 18 polegadas
(Mastermidia/Divulgação)
Pneu de chuva, usado na Stock Car
(Mastermidia/Divulgação)
A lição vem da Stock Car, que alia desempenho à competitividade, mas nas ruas é preciso também considerar o conforto
29.09.2011
|
2.088 visualizações
São Paulo, 27 de setembro de 2011 - Aro 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19 ou 20 polegadas. Como saber qual é a roda adequada ao seu veículo? Na Stock Car, os organizadores optaram pelas rodas de 18 polegadas, que oferecem desempenho superior aos carros, com excelentes respostas de dirigibilidade, ainda mais quando calçados com os pneus Eagle, da Goodyear (www.goodyear.com.br), fornecedora oficial de pneus da categoria.
O conjunto se demonstrou ideal em aceleração, estabilidade e frenagem, com grande nível de aderência, graças à fórmula perfeita dos pneus Eagle, produzidos a partir de uma combinação de variado mix de borrachas e outros componentes, especialmente desenvolvido para competições.
Na Stock Car, todos os detalhes do conjunto roda/pneu foram pensados, desde o tamanho da roda até a largura e altura dos pneus, com objetivo de tirar melhor proveito da força dos motores V8 de 520 cv de potência. "Na Stock Car, temos rodas grandes para também possibilitar a correta refrigeração do sistema de freios", explica Vinícius Sá, coordenador de Eventos Esportivos da Goodyear do Brasil.
Vinícius explica que com roda grande, a altura do pneu pode ser baixa. "Esse aspecto difere das competições tipo Fórmula, em que os pneus são mais altos e as rodas são pequenas", diz. Já a largura é determinada pela relação entre a potência do motor e a necessidade de aderência à pista. "Quanto mais largo o pneu, mais contato com o piso, e a aderência é maior, tanto para acelerar quanto para frear", explica o coordenador da Goodyear. Os pneus Eagle utilizados na Stock Car têm medidas 25.5 x 10.5 - 18 (diâmetro externo x largura e tamanho do aro, todas em polegadas).
Nas ruas
Vinicius Sá diz que os mesmos conceitos podem ser aplicados nos pneus de carros de passeio. Porém, na hora da escolha, o motorista deve prestar atenção a alguns detalhes adicionais. "Na competição, o foco é o desempenho; já nos automóveis de passeio, temos de observar também fatores como conforto e o ruído em qualquer tipo de solo", afirma.
O especialista da Goodyear explica que quanto mais alto o perfil do pneu, geralmente, mais confortável será a condução, especialmente em pavimentos acidentados. "Quanto maior for a parede lateral, mais borracha o pneu tem para absorver os impactos, resultando em uma maior sensação de conforto para os ocupantes do veículo", revela Vinícius Sá.
Para quem gosta de rodas grandes, é preciso saber que quanto maior a roda, mais demorada é a resposta na arrancada, ao passo que a velocidade final aumenta. Consequentemente, o consumo de combustível tende a aumentar, pois para ganhar velocidade rapidamente o motorista tende a acelerar mais.
Outro fator que deve ser levado em conta é que cada veículo tem o odômetro aferido para um perfil (ou altura) de roda e pneu específico. Assim, quem pensa em aumentar o tamanho da roda, deve compensar o diâmetro original do conjunto com um perfil de pneu mais baixo.
Os pneus dos automóveis de passeio são classificados de acordo com o tamanho do aro. Para cada medida de roda há diversas larguras e alturas, que são representadas por dois números separados por uma barra. Assim existe uma infinidade de tamanhos de pneus, como 175/70, 185/60 e 195/50. O primeiro número se refere à largura do pneu, já o segundo, à altura, em uma medida proporcional à largura. Assim, se um pneu é 175/70, isso significa que a parede lateral dele é de 70% o tamanho da largura.
"Portanto, a troca das rodas originais por outras maiores ou menores é um assunto que deve ser estudado com cautela. O ideal é seguir o que foi determinado pela montadora, pois o conjunto roda e pneu são um dos principais itens de segurança de um veículo", conclui Vinícius Sá.
Goodyear no Brasil
A Goodyear do Brasil, fabricante de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões, ônibus, pneus fora de estrada, para mineração e aviação, além de materiais para recauchutagem, está presente no Brasil há mais de 90 anos e conta com três mil funcionários no país.
A companhia possui operações em duas unidades industriais: a fábrica na cidade de Americana (SP) e a unidade de materiais de recauchutagem na cidade de Santa Bárbara do Oeste (SP). Além disso, a empresa conta com uma sede na capital paulista, uma rede de 150 revendedores oficiais e cerca de mil pontos de venda em todo o país.
Uma das características da Goodyear é a vocação para o pioneirismo e a inovação, que resultaram na sua posição de liderança tecnológica. Para manter essa posição, a empresa investe em pesquisa e desenvolvimento, em manufatura (equipamentos, matérias-primas e moldes) e no treinamento de suas equipes e de seus revendedores.
Foco na sustentabilidade
Para a Goodyear, o processo de geração de riquezas concretiza-se sem prejudicar a natureza ou a saúde e a segurança de seus colaboradores, clientes e comunidades onde a empresa está instalada. Sendo um "cidadão empresarial" global, socialmente responsável e consciente, a Goodyear trabalha no sentido de conduzir os seus negócios e as suas operações de acordo com os mais altos padrões legais e éticos. Assim, direciona esforços para contribuir com o desenvolvimento econômico e socioambiental, o que inclui aprimorar a qualidade de vida dos seus colaboradores e familiares, bem como da sociedade em geral.
Para mais informações sobre a Goodyear, acesse: www.goodyear.com.br.
Goodyear do Brasil - Assuntos Corporativos
Thaís Ruiz (11) 3281-4272 thais_ruiz@goodyear.com
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
MasterMidia Marketing
J. A. Otazú e Alexandre Akashi
11-7860.5508 ID 55*80*16722 / 11-5565.1130 / 3001
mastermidia@mastermidia.com.br