Capa

Mastermidia

Fórmula Delta: Campineira Manu Clauset teve experiências amargas na 4ª etapa da Fórmula Delta

Na primeira corrida Manu abandonou após uma roda cair e na segunda prova teve que parar com falha no câmbio

01.09.2025  |  578 visualizações

A quarta etapa da Fórmula Delta, categoria-escola do automobilismo brasileiro onde jovens pilotos deveriam ganhar boas experiências e muita quilometragem em pista, teve um final amargo para a campineira Manu Clauset (VW Germânica/Liqui Moly/Freios Frum/Raceville/TSO/RCP/Empower/V3). Afinal, ela não viu a bandeirada de nenhuma das duas corridas do fim de semana (30 e 31/8) no Autódromo Velocittà, para tristeza de seus patrocinadores, familiares e amigos que se deslocaram até Mogi Guaçu (SP). A única mulher da categoria abandonou a rodada dupla com problemas mecânicos.

“Quando os erros não são nossos e a situação foge do controle, a frustração é enorme. Felizmente fui educada com a consciência de que mulheres não desistem nunca. Vamos seguir em frente de cabeça erguida”, resignou-se a garota de apenas 15 anos de idade.

No sábado, Manu Clauset largou da sexta fila na primeira corrida, e logo no giro inicial sofreu um acidente, que por sorte não teve graves consequências. “Como sempre, fui para esta etapa com muito foco e determinação. Afinal, gosto do que eu faço e andaria em pista que já conheço”, contou. “Só que fiquei sem uma das rodas traseiras no início da prova e nada pude fazer em busca de um bom resultado. A minha sorte é que estávamos a baixa velocidade, em virtude da interferência do safety car por causa de outro acidente ainda na primeira volta”, prosseguiu.

No domingo, a pilota apoiada por VW Germânica/Liqui Moly/Freios Frum/Raceville/TSO/RCP/Empower/V3 foi para a segunda corrida, “de cabeça erguida e motivação para enfrentar os obstáculos que aparecem em nosso caminho”, conforme afirmou. Só que dada a largada, novamente ela enfrentou o crônico problema de câmbio, e na segunda passagem foi se arrastando para os boxes para abandonar novamente, tendo completado apenas três voltas em dois dias de competição. “Cansa ter que explicar sempre, mas a realidade é que tudo isso mexe de alguma maneira com a nossa motivação”, desabafou Manu. “Está sendo um ano bastante complicado na Fórmula Delta. Importante é que isso está sendo um grande aprendizado sobre resiliência e vai fazer diferença na vida e carreira futura dela. Situações adversas fazem pessoas fortes”, observou o experiente piloto Cacá Clauset, pai de Manu e importante empreendedor no motorsport.

 

Siga:

@manu.clauset

@germanicavolkswagen

@liquimoly.brasil

@frum_oficial

@racevillespeedclub

@tsobrasil

@xracing2023

@formuladelta

Leia também...
30.08.2025

Piloto paulista deu início à sua preparação para o Campeonato Brasileiro de OK-N Junior.

29.08.2025

Piloto paulista fez o segundo tempo, a 29 centésimos de segundo da pole position em sua preparação para o Brasileiro de OK-N Junior.

27.08.2025

Etapa deste fim de semana será em Mogi Guaçu, a cerca de 60 km de sua residência

26.08.2025

Piloto paulista está entre os cinco primeiros no principal campeonato regional da categoria internacional