Pouco mais de 60 km separam a residência de Manu Clauset (VW Germânica/Liqui Moly/Freios Frum/Raceville/TSO/RCP) em Campinas, até Mogi Guaçu (SP), que sedia o autódromo Velocittà, onde a jovem de apenas 15 anos de idade irá correr na Fórmula Delta. A programação da categoria-escola do automobilismo brasileiro começa na sexta-feira (20/6), com dois treinos para adaptação ao circuito e desenvolvimento do carro, com a tomada de tempos e primeira corrida no sábado (21), e encerramento da programação no domingo (22), com a disputa da segunda prova.
“Tô numa ansiedade que não dá pra explicar. Minha segunda corrida de Fórmula tá chegando e parece que a adrenalina já começou antes mesmo de eu entrar no carro”, desabafa Manu, que participou apenas de uma das corridas da primeira rodada dupla de abertura no Campeonato Paulista de Automobilismo, em meados de abril, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. “Por mais que não seja a primeira, a sensação é a mesma”.
O que Manu considera que pode ser um fator para o seu relaxamento ao final de cada dia de atividades na pista é a possibilidade de voltar para jantar em casa e tomar o café da manhã antes de retornar para o Velocitta no dia seguinte. “Agora que é pertinho de casa fica tudo mais fácil. Pelo menos posso descansar melhor, tomar banho no meu próprio chuveiro, dormir no meu quarto e ficar mais tranquila para encarar essa etapa”, completou a campineira, única mulher no grid da Fórmula Delta, que certamente receberá a visita e torcida de seus familiares e dos patrocinadores Liqui Moly, Volkswagen Germânica, Raceville, Freios Frum, TSO Brasil e RCP.
Categoria-escola
Em sua estreia no automobilismo Manu Clauset irá pilotar um monoposto nacional, fabricado pela Minelli Racing Car, que aluga e gerencia seus carros para os pilotos cumprirem uma temporada de 16 corridas, com provas no Autódromo de Interlagos, Velocittá, Raceville, Cascavel, e Goiânia, sempre em sistema de rodada dupla. Atingindo a velocidade máxima de 220 km/h, o veículo é movido por um motor Mitsubishi 2.0, gerando 170 hp, auxiliado pelo câmbio sequencial de 6 marchas, acionado por borboletas atrás do volante. Os pneus são Pirelli slick de competição. Pela categoria já passaram mais de 60 pilotos, e vários estão correndo na Stock Series ou mesmo no exterior, numa clara demonstração que a modalidade prepara seus adeptos para as modalidades profissionais.
Confira o cronograma da segunda etapa da Fórmula Delta:
20/6 - Sexta-feira
07h00 – Treino Livre
13h10 – Treino Livre
21/6 - Sábado
07h50 – Tomada de tempos
13h00 – Prova 1
22/6 - Domingo
09h30 – Prova 2
Veja o calendário da Fórmula Delta, que passará por quatro autódromo diferentes:
Etapa 1 – 19 a 20/4 – Interlagos
Etapa 2 – 20 a 22/6 – Velocitta
Etapa 3 – 25 a 27/7 – Interlagos
Etapa 4 – 29 a 31/8 - Velocitta
Etapa 5 – 19 a 21/9 - Cascavel
Etapa 6 – A definir
Etapa 7 – 14 a 16/11 - Velocitta
Etapa 8 – 19 a 21/12 – Interlagos
Manu Clauset tem o apoio de VW Germânica, Liqui Moly, Freios Frum, Raceville Speed Club, TSO Brasil e RCP.
@germanicavolkswagen
@liquimoly.brasil
@frum_oficial
@racevillespeedclub
@tsobrasil
@xracing2023
@pragakartbrasil
Acompanhe transmissão ao vivo da Fórmula Delta:
@formuladelta
@racetv.br
@portalhighspeed
@parcfermetv
Treinos começam nesta quinta-feira em Nova Santa Rita (RS), e as provas na sexta-feira e sábado
Certame nacional será em Aracaju (SE), no mês de julho
Na OKN Junior piloto quer assumir liderança e na F4 Júnior quer começar preparação para a Copa do Brasil
Piloto que já liderou o campeonato projeta melhor desempenho nas outras etapas