Capa

Mastermidia

Auto Jornal 695 - Truck

TRUCK Marco Polo lança Viaggio G8 1050

08.11.2024  |  98 visualizações

TRUCK

Marco Polo lança Viaggio G8 1050

A Marcopolo lança no mercado brasileiro o ônibus Viaggio 1050 da Geração 8. O modelo vem complementar a linha de rodoviários da marca que já contava com os modelos Paradiso 1050, Paradiso 1200, Paradiso 1350, Paradiso 1600 LD e Paradiso 1800 DD.

O Viaggio G8 1050 incorpora todas as inovações e tecnologias introduzidas nos modelos Paradiso e proporciona aos operadores uma nova opção de veículo sofisticado e, ao mesmo tempo, econômico e eficiente, para as operações de fretamento e turismo. Se destaca pelas linhas modernas, arrojadas e limpas, que garantem melhor coeficiente aerodinâmico, menor consumo de combustível e emissões, aliados ao maior conforto termoacústico, além de oferecer robustez, segurança e baixa manutenção.

Modelo que conta com tecnologia de alto padrão, é produzido com componentes mais sustentáveis e de fácil manutenção, como grade dianteira na cor prata, tampa frontal em DCPD (material compósito), defletores e portinhola em alumínio e painel dianteiro interno em poliuretano revestido com vinil para melhor acabamento e maior resistência.

Externamente, o Viaggio G8 1050 segue o design característico dos modelos da Geração 8, com tiara em ABS, conjunto ótico dianteiro com lâmpadas (faróis em LED como equipamento opcional) e farol de neblina redondo, além do novo para-brisa mais amplo e espelhos retrovisores exclusivos. Na traseira, o visual segue as características da Geração 8, com lanternas com maior luminosidade, novo vigia traseiro e delimitadoras.

Internamente, o Viaggio G8 1050 ganhou novo painel dianteiro, mais baixo e que proporciona maior visibilidade para o motorista e novo cluster dos instrumentos no painel, facilitando o acesso do motorista aos comandos. O painel ganhou ainda novo sistema de desembaçamento com velocidade do ar 33% superior.

O modelo incorpora ainda sistema multiplex 4.3", que permite a operação via touchscreen e teclas físicas e conta ainda com um sistema diagnóstico de falhas via bluetooth para tornar mais rápida a manutenção. As teclas do painel são emborrachadas para maior durabilidade e com intensidade de brilho noturno para melhor visualização. O teclado auxiliar na parte inferior do cluster facilita a operação caso o motorista prefira não utilizar o touchscreen.

Outro diferencial é a parede de separação total, revestida de vinil, para melhor acabamento, maior durabilidade e facilidade de limpeza. Nas portas, o veículo conta com porta dobradiça, tendo como opcional a porta de correr, e um sistema de acionamento de acesso ao interior do tipo trole, com maior vida útil.

No salão de passageiros, o modelo recebeu novo sistema de refrigeração 11% mais eficiente e que permite atingir a temperatura ideal (conforto térmico) mais rápido e de forma homogênea (em todo o salão), novo porta-pacotes, com novo sistema de fixação que garante melhor fixação, sem vibrações, e colabora para um elevado nível de ruído interno. O porta-focos também é novo e exclusivo, com controle de volume integrado.

Conta com sistema de iluminação interna indireta mais forte e uniforme, sem perda do conforto visual. O projeto proporciona um ambiente aconchegante e, ao mesmo tempo funcional, de acordo com a aplicação e o serviço. Possui ainda luzes de leitura em LEDs e saídas individuais de ventilação.

Mais segurança e facilidade de manutenção

O novo Viaggio G8 1050 utiliza em sua estrutura o conceito de anéis passantes de segurança em todas as colunas, que conferem muito mais resistência do conjunto a impactos e ao capotamento - conceito estrutural R66.02 VCA. Também oferece o opcional sistema de segurança passiva FIA para proteção da cabine do motorista, com estrutura de coluna “B” tripla, que proporciona deformação 78% inferior ao exigido pelas normas brasileiras.

Em testes práticos de impacto frontal a velocidade de 40 km/h, realizados em campo de provas e com supervisão de uma empresa de auditoria externa, o sistema foi capaz de absorver a energia, com deformação controlada, aumentando significativamente a proteção ao condutor.

Outro aspecto trabalhado pela engenharia da Marcopolo foi a otimização das centrais elétricas, localizadas no bagageiro e na parte dianteira do porta-pacote, o que facilita o acesso ao equipamento e agiliza a manutenção

O modelo Viaggio G8 1050 tem chassi Mercedes-Benz O500 RS 1938 Euro 6, com comprimento total de 13.200mm, largura de 2.600mm e altura de 3.750mm, com capacidade para 46 passageiros em poltronas semileito, com tomadas USB A reversível e tipo C e cinto de segurança. A poltrona do motorista é do modelo pneumática Ergodesign.

O veículo é equipado com elevador para acessibilidade, sistema de ar-condicionado quente e frio de 120.000 BTU's, sanitário na parte traseira do salão de passageiros. Possui tanque de combustível capacidade 500 litros, farol dianteiro Full LED e faróis de neblina dianteiro e traseiro, sistema de áudio e vídeo com DVD com USB no painel, três monitores no salão tamanho 15,6" e plug de microfone no salão e para o motorista, além de rádio incorporado ao multiplex.

Leia também...
12.12.2024

Piloto conquistou pole position, venceu a primeira bateria e terminou em terceiro na segunda corrida

10.12.2024

Mais jovem piloto e estreante na F4 Graduados, carioca subiu no pódio nas oito etapas e é o vice-líder na classificação geral empatado com Samuel Cruz

10.12.2024

Piloto venceu os dois primeiros turnos e lidera o terceiro turno, que terminará neste final de semana

07.12.2024

Em seu primeiro ano no kartismo, garota de 15 anos de idade subiu no pódio em praticamente todas as corridas que disputou