Capa

Mastermidia

Auto Jornal 694 - AUTO TESTE - USAR 3 fotos

Peugeot 2008 GT Turbo encanta por onde passa!

01.11.2024  |  142 visualizações

AUTO TESTE

Por Rita Sanches

Peugeot 2008 GT Turbo encanta por onde passa!

Ao parar em frente a um restaurante, com serviço de vallet, já percebi uma disputa entre dois manobristas para ver quem iria estacionar o lindo e novo Peugeot 2008. Quando retornei, para minha surpresa ele estava ao lado dos carrões importados, com um deles ao volante e o outro debruçado na janela babando nos detalhes do GT Turbo. Realmente, este carro encanta por onde passa.

Simplesmente surpreendente a evolução da Peugeot com este lançamento, que vai muito além de um simples esportivo. Com ele a marca atingiu um patamar altíssimo com seu novo design, desempenho, tecnologia e segurança.

As frente se destaca pela nova assinatura luminosa, com as luzes DRL em LED, e pela grande e bela grade frontal, com a nova assinatura Peugeot. As lanternas traseiras, as luzes de ré e os piscas em LED trazem mais sofisticação ao design.

As laterais da carroceria também destacam o arrojo e sofisticação do carro, com rodas de liga-leve diamantadas de 17”, que se fossem pretas dariam mais uma cara GT pra ele. Algo que foi possível com o teto biton na cor preta.

A comodidade da chave presencial permite a abertura e fechamento das portas à distância, sem a necessidade de acionar o controle. E ao abrir as portas dianteiras, o que falar do luminoso no chão com o Leão da Peugeot ao abrir as portas frontais? Incrível!

Ao entrar no GT, além das regulagens normais o banco do motorista tem regulagem de altura – faltou a regulagem de altura dos cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros -, e a posição do volante também pode ser regulada, para se encontrar a melhor ergonomia e visão do lindo painel em 3D, que pode ser personalizado, e com um diferencial incrível, o apontamento da velocidade obrigatória na via trafegada.

Destaque para a segurança de seis aribags, sendo dois dianteiros, dois laterais e dois de cortinas. O acabamento do painel e portas é diferenciado com um belo Black Piano na parte superior. Pobre é o acabamento das portas em plástico.

Até que enfim achei um carro com espelho no quebra-sol com iluminação! Aliás, o bom porta-luvas também tem iluminação, e tamanho avantajado, bem como os porta-trecos.  

Fantástico é o teto solar panorâmico com abertura e fechamento a um toque e o ar-condicionado automático digital e que permite regulagem personalizada para o motorista, carona e para os dois cantos traseiros.

Outro ponto muito positivo é o Visio Park 360°, sistema de assistência que integra câmeras dianteira e traseira. Com imagens captadas em alta definição e transmitidas diretamente na tela da grande e completa central multimídia, o sistema proporciona uma visão geral do entorno do veículo, oferecendo uma ajuda muito precisa e segura para as manobras e estacionamento do veículo.

A lista de itens de conforto e comodidade é extensa, que inclui sensor crepuscular para acendimento automático dos faróis; sensor de chuva; retrovisores externos com comandos elétricos e com rebatimento eletrônico; luzes indicadoras de direção nos retrovisores; abertura do porta malas com o controle; freio de estacionamento com acionamento eletrônico; duas entradas USB na frente e outras duas atrás; e o moderno carregamento de smartphone por indução.

Entre outros itens disponíveis no 2008 GT Turbo destacamos os freios com ABS e distribuição eletrônica de frenagem, programa eletrônico de estabilidade (ESP), acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca, piloto automático e limitador de velocidade, sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis, Hill Assist.

A condução deste SUV GT é bem interessante. O motor 1.0 flex turbo gera 130 cavalos de potência máxima a 5.750 rpm abastecido com etanol (125 cv com gasolina), e torque máximo de 20,4 kgfm a apenas 1.750 rpm tanto com etanol quanto com gasolina. Suas respostas são bem precisas e rápidas, colaboradas pelo câmbio CVT que simula sete velocidades, e pode ser utilizado nos modos Automático, Manual - com trocas sequenciais por meio da alavanca de câmbio ou pelas borboletas atrás do volante -, e Sport.

Estava esquecendo de comentar. Em uma passada no supermercado, ao acomodar as compras, fui abordada por um senhor com um VW T-Cross, que parou inicialmente para admirar o tamanho do porta-malas, com quase 400 litros de volume. Ele me indagou se era lançamento e ficou maravilhado com o design, cor e demais atributos que fiz questão de mostrar. Abri as portas e apontei o lindo painel em 3D, o acabamento, e complementei informando que o motor era turbo. Ele ficou pasmo! E não contente, aguardou que eu manobrasse o carro para admira-lo em sua totalidade. Fiquei toda orgulhosa dirigindo esta maravilha. Quem não deve ter ficado muito feliz foi a esposa que estava ao seu lado, me olhando com cara feia, porque fui tão solicita em não só falar sobre o 2008 GT Turbo, mas demonstrar tudo. Realmente, este carro encanta.

Texto: Rita Sanches

 

 

Leia também...
23.01.2025

Piloto paulista foi Campeão da Copa São Paulo Light de Kart, que terá solenidade nesta sexta-feira em Interlagos

17.12.2024

Foram definidos os campeões em 23 categorias

15.12.2024

Mais jovem piloto e estreante na F4 Graduados, carioca subiu no pódio em nove das 10 etapas e venceu o terceiro turno dominando a última etapa

14.12.2024

‘Miguelito’ foi campeão também da F4 Júnior, F4 Júnior Light e Parilla Júnior na V11 Aldeia Cup