Capa

Mastermidia

Auto Jornal 694 - Nacionais

Kardian ganha câmbio manual de 6 marchas

31.10.2024  |  148 visualizações

Kardian ganha câmbio manual de 6 marchas

Para ampliar ainda mais a oferta de versões, a Renault passa a oferecer também o Kardian com câmbio manual de seis marchas. Agora, o modelo tem quatro versões à venda, todas com o eficiente motor turbo TCe de 125 cv com 220 Nm, maior torque entre os concorrentes diretos.

A nova versão com câmbio manual se chama Evolution, tem preço sugerido de R$ 106.990 e traz os mesmos equipamentos da Evolution com câmbio automático EDC. Agora, a linha é composta das seguintes versões: Evolution com câmbio manual, Evolution com câmbio EDC, Techno com câmbio EDC e Première-Edition com câmbio EDC.

O Kardian é o primeiro veículo produzido no Brasil com a nova identidade visual de marca, a nova plataforma RGMP (Renault Group Modular Platform) e o novo motor turbo flex TCe de 125 cv de potência e 220 Nm de torque, sendo 200 Nm (90% da força máxima) já disponível a 1.750 rpm. O Kardian é um carro completamente novo, moderno e tecnológico, que chegou para competir no segmento B-SUV.

O motor turbo TCe 1.0 flex do Kardian faz parte da mesma família do motor turbo TCe 1.3 flex, desenvolvido em parceria com a Daimler. Esses dois propulsores compartilham 70% de componentes, tendo como características um alto torque em baixas rotações e baixo consumo de combustível.

A transmissão manual de seis velocidades JX22 foi especialmente projetada para o perfil do cliente brasileiro, com relações curtas na primeira, segunda e terceira, privilegiando as arrancadas rápidas e a agilidade do veículo. Já as relações de quinta e sexta marchas foram desenvolvidas para um melhor consumo e melhor conforto acústico, principalmente em estrada. Essa caixa de transmissão adota ainda um volante bi-massa, que filtra as vibrações do motor.

Com design moderno e elegante, o interior do Kardian alia conforto e praticidade. Todas as informações sobre a condução são mostradas na interface do painel de instrumentos digital de 7”, que traz um modo de visualização adicional destacando a velocidade com design minimalista.

A central multimídia de 8” com design flutuante oferece conexão Android Auto e Apple CarPlay com e sem fio permitindo que os aplicativos de condução e entretenimento do smartphone sejam utilizados diretamente na tela, com uma resposta rápida aos comandos do usuário.

De série, a versão Evolution traz os principais equipamentos de segurança e comodidade, como seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), controlador de velocidade, limitador de velocidade e sensores de estacionamento traseiro e câmera de ré, entre outros itens.

Um dos destaques do Kardian é a funcionalidade das barras de teto. Montadas no sentido longitudinal, elas podem ser transformadas em barras transversais, integrando-se perfeitamente de modo funcional e estético. Com um auxílio de uma ferramenta específica, que vem junto com o Kardian, a mudança da posição se torna uma tarefa bastante simples. Estas barras podem suportar até 80 quilos de carga.

Com um comprimento de 4,12 m (1,75 m de largura e 1,54 m de altura), o Kardian está posicionado no segmento B. Estas dimensões fazem dele o modelo ideal para um uso na cidade. Além disso, os bons ângulos de ataque e saída de 20° e 36°, respectivamente, fazem dele um veículo versátil e adequado para todos os trajetos.

A generosa distância entre eixos (2,60 m), a melhor entre os concorrentes diretos, permite também maximizar o espaço interno, beneficiando principalmente os ocupantes traseiros. Com 358 litros (VDA), o volume do porta-malas é mais um dos pontos altos de sua versatilidade.

 

Leia também...
18.04.2025

A campineira Manu Clauset, de 15 anos, quer ampliar aprendizado sobre o carro pra depois buscar tempo em sua estreia em Interlagos

15.04.2025

Menina de 15 anos de idade salta dos karts para os carros de corrida

12.04.2025

Apenas o líder e o vice-líder subiram no pódio nas três primeiras etapas, e estão separados por apenas um ponto

11.04.2025

Na competitiva OKN Júnior, sete pilotos estão separados por um décimo de segundo