Capa

Mastermidia

Competições ajudam Goodyear a beneficiar consumidores finais

Compostos alternativos, novos desenhos de banda de rodagem e identificação por rádio frequência são alguns exemplos de recursos desenvolvidos para as pistas que são adaptados para as ruas

10.11.2011  |  73 visualizações
São Paulo, 10 de novembro de 2011 - Investir em tecnologia e produtos inovadores é marca registrada da Goodyear (www.goodyear.com.br), que é fornecedora oficial dos pneus da Stock Car e está presente desde 1954 na Nascar, nos Estados Unidos.

A partir da experiência acumulada no desenvolvimento de tecnologias para categorias de competição, a Goodyear conquistou grande conhecimento para beneficiar também os consumidores finais com produtos cada vez mais eficientes para serem usados nos veículos de passeio e comerciais.

"As competições exigem o máximo em termos de desempenho dos pneus. Assim, utilizamos esse aprendizado e incorporamos as necessidades de conforto e ruído para desenvolver produtos melhores e mais eficientes para o uso diário de nossos clientes", afirma Rui Moreira, diretor de Marketing da Goodyear do Brasil.

O executivo conta ainda que, ao longo dos anos, diversas melhorias conquistadas nas competições foram incorporadas nos modelos de rua. "Sempre surgem novidades em compostos e em desenho de banda de rodagem que podem ser adaptados para os pneus que rodam nas ruas e nas estradas", afirma.

Identificação por Rádio-Frequência - RFID

Não é apenas nos veículos de passeio que a Goodyear aproveita a tecnologia usada na Stock Car. Nos pneus usados em caminhões e ônibus, a Goodyear já utiliza os chips de identificação com sistema de rádio frequência (RFID), que foram inicialmente desenvolvidos para categorias de competição. O diretor da Goodyear comenta que a tecnologia RFID ajuda os frotistas e transportadores a acompanhar o desempenho dos pneus, que são um dos principais ativos de uma frota.

"Esta tecnologia propicia aos transportadores fazerem um controle mais rigoroso e preciso do desempenho dos pneus, resultando em um melhor rendimento quilométrico. Desta forma, além de evitar substituições indevidas, melhora a manutenção preventiva da frota", comenta Rui Moreira ao lembrar que, para os frotistas, o custo com pneus fica entre o segundo e o terceiro maior, atrás apenas de combustível e, em alguns casos, manutenção.

BALANÇO
Autódromo Velopark - 6 de novembro

Ação social (sexta-feira - 04/11)
31 jovens da instituição Creche Nossa Senhora de Lourdes - Mário Quinta estiveram no camarote da Goodyear
Distribuição de kit com boné e camiseta, e bonecos do Zerinho Goodyear
Brincadeira com o Zerinho Goodyear

Volta rápida
O carro-madrinha da Goodyear foi conduzido pelo piloto Júlio Campos
30 pessoas convidadas pela Goodyear

Camarote
170 convidados

Goodyear no Brasil
A Goodyear do Brasil, fabricante de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões, ônibus, pneus fora de estrada, para mineração e aviação, além de materiais para recauchutagem, está presente no Brasil há mais de 90 anos e conta com três mil funcionários no país.

A companhia possui operações em duas unidades industriais: a fábrica na cidade de Americana (SP) e a unidade de materiais de recauchutagem na cidade de Santa Bárbara do Oeste (SP). Além disso, a empresa conta com uma sede na capital paulista, uma rede de 150 revendedores oficiais e cerca de mil pontos de venda em todo o país.

Uma das características da Goodyear é a vocação para o pioneirismo e a inovação, que resultaram na sua posição de liderança tecnológica. Para manter essa posição, a empresa investe em pesquisa e desenvolvimento, em manufatura (equipamentos, matérias-primas e moldes) e no treinamento de suas equipes e de seus revendedores.

Foco na sustentabilidade
Para a Goodyear, o processo de geração de riquezas concretiza-se sem prejudicar a natureza ou a saúde e a segurança de seus colaboradores, clientes e comunidades onde a empresa está instalada. Sendo um "cidadão empresarial" global, socialmente responsável e consciente, a Goodyear trabalha no sentido de conduzir os seus negócios e as suas operações de acordo com os mais altos padrões legais e éticos. Assim, direciona esforços para contribuir com o desenvolvimento econômico e socioambiental, o que inclui aprimorar a qualidade de vida dos seus colaboradores e familiares, bem como da sociedade em geral.

Para mais informações sobre a Goodyear, acesse: www.goodyear.com.br.

Goodyear do Brasil - Assuntos Corporativos
Thaís Ruiz (11) 3281-4272 / thais_ruiz@goodyear.com

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
MasterMidia Marketing
J. A. Otazú e Alexandre Akashi
11-7860.5508 ID 55*80*16722 / 11-5565.1130 / 3001
mastermidia@mastermidia.com.br
Leia também...
26.07.2025

Garota de 15 anos de idade acumula experiência com o monoposto e baixa seu tempo por volta continuamente

26.07.2025

Piloto da Techspeed largará entre os quatro favoritos na corrida final

25.07.2025

Piloto é o mais rápido com chassi Techspeed e entre os representantes de São Paulo

23.07.2025

Com mais experiência, garota de 15 anos de idade vai correr pela segunda vez no principal circuito brasileiro