A categoria-escola do automobilismo brasileiro volta ao Autódromo de Interlagos (SP/SP) neste fim de semana, mesmo palco da abertura do campeonato de 2025, em abril. Única mulher no grid da Fórmula Delta, Manu Clauset (VW Germânica/Liqui Moly/Freios Frum/Raceville/TSO/RCP) participara desta terceira etapa pretendendo ampliar sua evolução na condução do monoposto, aproveitando que já conhece e tem alguma experiência no principal circuito brasileiro, que a poucas semanas recebeu uma prova do FIA WEC – Campeonato Mundial de Endurance, e que em novembro receberá a Fórmula 1.
“Estou super empolgada para essa etapa da Fórmula Delta. A expectativa é sempre de evolução e de me divertir ao máximo na pista. Minha programação começa com treinos na sexta-feira, classificação e uma corrida no sábado e outra corrida no domingo. Então, vai ser uma semana incrível!”, vibra a jovem de apenas 15 anos de idade.
No ano passado Manu Clauset terminou o Campeonato Brasileiro da Rotax Júnior Max, uma das principais categorias do kartismo nacional, entre os cinco melhores da temporada. Na Fórmula Delta enfrentou alguns problemas mecânicos na primeira rodada dupla em Interlagos, e na sequência, correndo pela primeira vez no autódromo Velocittá, ela não estava em sua melhor condição física, pois estava se recuperando de uma virose. Mesmo assim, pela primeira vez concluiu as duas corridas, evoluindo bastante no controle do monoposto da categoria-escola, e baixando o seu tempo de volta a cada passagem. A meta agora na volta à Interlagos é continuar o aprendizado e baixar os seus tempos cronometrados.
A programação da categoria-escola do automobilismo brasileiro começa nesta sexta-feira (25/7), com dois treinos livres para desenvolvimento do carro, com a tomada de tempos e primeira corrida no sábado (26), e encerramento da programação no domingo (27), com a disputa da segunda prova.
Categoria-escola
Manu Clauset pilota um monoposto nacional, fabricado pela Minelli Racing Car, que aluga e gerencia seus carros para os pilotos cumprirem uma temporada de 16 corridas, com provas no Autódromo de Interlagos, Velocittá e Cascavel, sempre em sistema de rodada dupla. Atingindo a velocidade máxima de 220 km/h, o veículo é movido por um motor Mitsubishi 2.0, gerando 170 hp, auxiliado pelo câmbio sequencial de 6 marchas, acionado por borboletas atrás do volante. Os pneus são Pirelli slick de competição. Pela categoria já passaram mais de 60 pilotos, e vários estão correndo na Stock Series ou mesmo no exterior, numa clara demonstração de que a modalidade prepara seus adeptos para as modalidades profissionais.
Confira o cronograma da terceira etapa da Fórmula Delta:
25/7 - Sexta-feira
09h55 - Treino Livre
14h45 - Treino Livre
26/7 - Sábado
07h25 - Tomada de tempos
14h10 - Prova 1
27/7 - Domingo
09h05 - Prova 2
Veja o calendário da Fórmula Delta, que passará por quatro autódromo diferentes:
Etapa 1 – 19 a 20/4 – Interlagos (SP)
Etapa 2 – 20 a 22/6 – Velocitta (SP)
Etapa 3 – 25 a 27/7 – Interlagos(SP)
Etapa 4 – 29 a 31/8 – Velocitta (SP)
Etapa 5 – 19 a 21/9 – Cascavel (PR)
Etapa 6 – A definir
Etapa 7 – 14 a 16/11 – Velocitta (SP)
Etapa 8 – 19 a 21/12 – Interlagos (SP)
Manu Clauset tem o apoio de VW Germânica, Liqui Moly, Freios Frum, Raceville Speed Club, TSO Brasil e RCP.
@germanicavolkswagen
@liquimoly.brasil
@frum_oficial
@racevillespeedclub
@tsobrasil
@xracing2023
@pragakartbrasil
Acompanhe transmissão ao vivo da Fórmula Delta:
@formuladelta
@racetv.br
@portalhighspeed
@parcfermetv
Piloto é o mais rápido com chassi Techspeed e entre os representantes de São Paulo
Piloto disputará as categorias OK-N Junior e F4 Junior na capital sergipana
Piloto chegou a liderar e alcançar voltas rápidas na OKN Júnior
Paulista da OKN-Junior deixou de pontuar nas duas últimas etapas depois de excelente início de tempora