Fórmula Truck: Equipe Ford Racing Trucks faz bons treinos na estreia do Velopark
O gaúcho Andersom Toso vai correr em casa
(Orlei Silva)
O experiente Bruno Junqueira acelera seu Ford
(Orlei Silva)
O piloto Danilo Dirani com seu Ford Cargo nº56
(Orlei Silva)
Primeiros treinos na nova pista gaúcha animam o chefe de equipe Djalma Fogaça, que projeta uma melhora nos caminhões Ford Cargo para o fim de semana.
08.10.2010
|
104 visualizações
A chuva e o traçado nunca antes desbravado por um caminhão da Fórmula Truck foram os desafios para os pilotos da categoria dos brutamontes neste primeiro dia (08/10) de treinos livres, na pista do autódromo gaúcho do Velopark, maior parque automobilístico da América do Sul localizado em Nova Santa Rita - a 27 km de Porto Alegre. Mas o resultado nas primeiras sessões no circuito de 2.278 metros de extensão, mesmo sob condições adversas do clima, animou a equipe Ford Racing Trucks (Ford/ Consórcio Case/ Automotiva Usiminas/ Cummins/ Eaton/ FrasLe/ BorgWarner/ Mahle/ Beta Ferramentas/ Molas Feeder/ Digipulse/ Tecnodiesel/ Stock AIG/ S.Y.L.), que já almeja a pole-position para a prova da oitava etapa dos Campeonatos Brasileiro e Sul-americano de Fórmula Truck 2010.
"Foi um bom treino, no geral. Foi uma das primeiras vezes que os pilotos conseguiram andar sem ter problemas. Hoje fomos sem preocupação de acelerar tudo. A pista é nova, nunca ninguém tinha colocado um caminhão aqui, então fomos mais para fazer o reconhecimento do traçado, achar os pontos de condução e testar o equipamento. Mas digo de antemão que é uma pista fantástica, não há do que reclamar. O asfalto é bom e seca rápido", constatou o chefe de equipe Djalma Fogaça, satisfeito com os treinos desta sexta-feira (08/10).
Com pista molhada no começo da primeira sessão, os pilotos foram prudentes no começo,mas logo um trilho se formou e eles puderam desfrutar do traçado do Velopark. Danilo Dirani teve alguns problemas mecânicos, mas que não preocupam para o decorrer da programação da oitava etapa. Já os pilotos Bruno Junqueira e Andersom Toso conseguiram já uma evolução em seus caminhões Ford Cargo durante os treinos.
"O Danilo [Dirani] fez um bom primeiro treino, com o quarto tempo, isso foi muito bom. No segundo ele teve alguns contratempos, mas nada demais, vamos arrumar para amanhã e estamos tranquilos. Já o Bruno [Junqueira] está pegando a mão da pista rapidamente, melhorou bem entre uma sessão e outra. E o [Andersom] Toso era o único que já conhecia o traçado, mas abusou um pouco e acabou escapando no segundo treino. Mesmo assim também foi bom. Falta só eles encaixarem os trechos. O Bruno [Junqueira], por exemplo, fez os três setores da pista bem, mas separadamente; se juntássemos os melhores tempos numa só volta, ele ficaria na segunda fila", explicou Fogaça, ex-piloto da categoria.
Neste sábado (09/10) acontecem mais dois treinos livres, às 9h e 11h (horários de Brasília), antes da classificação, às 14h.
Confira a programação do fim de semana da Fórmula Truck:
SÁBADO - 09 de outubro
09h00 às 10h00: 3º. Treino Livre
11h00 às 12h00: 4º. Treino Livre
14h00 às 15h30: Treino Classificatório
15h45 às 16h15: Top Qualifying
DOMINGO - 10 de outubro
09h30 as 10h00: Warm-Up
14h10 às 15h10: Corrida (Duração: 1 hora)
Confira o resultado dos treinos livres da Fórmula Truck nesta sexta-feira:
Presidente da Fórmula Truck, Prefeita de Santa Cruz do Sul, e as pilotos Cristina Rosito e Débora Rodrigues concederam entrevista coletiva no autódromo