Tem início neste fim de semana (18 a 20/4) a temporada da categoria-escola do automobilismo brasileiro, que realizará a sua primeira rodada dupla no Autódromo de Interlagos onde um grupo de jovens irá dar as suas primeiras aceleradas em um monoposto, já sonhando em um dia poder competir nesta mesma pista em categorias profissionais e quem sabe até a bordo de Fórmula 1. E uma das novidades da Fórmula Delta em 2025 será a campineira Manu Clauset (VW Germânica/Liqui Moly/Freios Frum/Raceville/TSO), que estará estreando em um carro de corridas, após uma rápida carreira de sucesso no kartismo.
“Essa semana é Race Week! Estou super empolgada e um pouco tensa, mas sei que vai ser incrível. Creio que tudo acontece no tempo certo”, acredita a menina de apenas 15 anos, a única mulher do grid. “Meu objetivo nesta primeira etapa é focar nos aprendizados e nas conquistas que vierem. Estou sentindo que esse vai ser ‘O’ fim de semana!”.
No ano passado Manu Clauset terminou o Campeonato Brasileiro da Rotax Júnior Max, uma das principais categorias do kartismo nacional, entre os cinco melhores da temporada. “Comecei no kart por ter influência do meu pai, piloto vencedor em várias modalidades, e também por ver outras mulheres correndo e se apaixonando pelo automobilismo”, conta a jovem. “Agora a Fórmula Delta, que conheci nos testes coletivos no mês passado está sendo uma experiência mais do que incrível. Minha maior força nesse momento vem de minha família e dos meus patrocinadores Liqui Moly, Volkswagen Germânica, Raceville, Freios Frum e TSO”, completa.
Categoria-escola
Em sua estreia no automobilismo Manu Clauset irá pilotar um monoposto nacional, fabricado pela Minelli Racing Car, que aluga e gerencia seus carros para os pilotos cumprirem uma temporada de 16 corridas, com provas no Autódromo de Interlagos, Velocittá, Raceville e Goiânia, sempre em sistema de rodada dupla. Atingindo a velocidade máxima de 220 km/h, o veículo é movido por um motor Mitsubishi 2.0, gerando 170 hp, auxiliado pelo câmbio sequencial de 6 marchas, acionado por borboletas atrás do volante. Os pneus são Pirelli slick de competição. Pela categoria já passaram mais de 60 pilotos, e vários estão correndo na Stock Series ou mesmo no exterior, numa clara demonstração que a modalidade prepara seus adeptos para as modalidades profissionais.
Confira o cronograma da etapa de abertura da Fórmula Delta:
18/4 - Sexta-feira
08h10 – Treino Livre
13h35 – Treino Livre
19/4 - Sábado
08h50 – Tomada de tempos
11h45 – Prova 1
20/4 - Domingo
11h50 – Prova 2
Veja o calendário das oito rodadas duplas da Fórmula Delta, que passará por quatro autódromo diferentes:
Etapa 1 – 19 a 20/4 – Interlagos
Etapa 2 – A definir
Etapa 3 – 20 a 22/6 – Interlagos
Etapa 4 – 25 a 27/7 – Interlagos
Etapa 5 – A definir
Etapa 6 – A definir
Etapa 7 – 14 a 16/11 – Velocitta
Etapa 8 – 19 a 21/12 – Interlagos
Manu Clauset tem o apoio de VW Germânica, Liqui Moly, Freios Frum, Raceville Speed Club e TSO Brasil.
@germanicavolkswagen
@liquimoly.brasil
@frum_oficial
@racevillespeedclub
@tsobrasil
@xracing2023
@pragakartbrasil
Acompanhe a Fórmula Delta:
@formuladelta
@racetv.br
@portalhighspeed
@parcfermetv
A campineira Manu Clauset, de 15 anos, quer ampliar aprendizado sobre o carro pra depois buscar tempo em sua estreia em Interlagos
Apenas o líder e o vice-líder subiram no pódio nas três primeiras etapas, e estão separados por apenas um ponto
Na competitiva OKN Júnior, sete pilotos estão separados por um décimo de segundo
Terceiro colocado no campeonato, piloto já tem pole, volta mais rápida e dois pódios