Capa

1º Encontro e Exposição de Carros Clássicos e Especiais no Kartódromo de Interlagos

  Ícone do automobilismo, Jan Balder será homenageado e autografará seus livros

21.06.2022  |  416 visualizações

O 1º Encontro e Exposição de Carros Clássicos e Especiais no Kartódromo de Interlagos será realizado no dia 23 de junho (quinta-feira), entre as 19h e 23h, dentro da área de box da praça esportiva ao lado no autódromo, na zona sul de São Paulo (SP).

O evento produzido e organizado pela MasterMidia Marketing vai fazer parte da abertura do segundo turno do campeonato da Associação dos Kartistas de São Paulo, e deverá reunir carros Antigos, Clássicos e Especiais dos pilotos e amigos da AKSP. Na ocasião, será homenageado o ícone do esporte a motor Jan Balder, que dará nome à prova e estará vendendo e autografando o seu livro Carros, Equipes e Memórias, além de outros títulos de sua autoria, como Super Vê e Protótipos Exuberantes.

Quem é Jan Balder 

Completando 76 anos de idade nesta semana (21/6), aos 13 Jan Balder já era cronometrista da primeira equipe oficial da fábrica DKW Vemag. Com 17 anos participou de três corridas de motos e venceu duas. No kart venceu duas corridas de estreantes. Com 19 anos, Jan Balder ingressou no automobilismo como piloto e recebeu o Prêmio Victor de piloto revelação da revista Quatro Rodas.

Por onde passou, Jan Balder somou vitórias. Com DKW, venceu três provas de estreantes e as 6 Horas de El Pinar (Uruguai); com BMW ganhou as 500 milhas da Guanabara, os 500 km de Porto Alegre e os 1.500 de Interlagos; com Puma foi vitorioso no Rali da Integração Nacional e com a equipe Brahma, entre os protótipos nacionais, ganhou a prova União e Disciplina em Interlagos; e com o protótipo Avallone foi campeão da Copa Brasil. Correndo com veículo Volkswagen, foi campeão Paulista de Ralis, em 1969, e venceu as 12 Horas de Porto Alegre, na categoria 1.600 cc. Fez dupla com seu amigo de infância Emerson Fittipaldi e com três ídolos nacionais: Chico Landi, Ciro Cayres e Luiz Pereira Bueno.

Jan Balder montou equipes próprias, conquistando o título de campeão paulista na categoria Protótipos até 2.0 litros e como chefe de equipe, obtendo o título brasileiro de Fórmula Ford. Pioneiro em corridas no exterior com equipe totalmente brasileira, esteve em Angola, África (1971), com a Brahma Casari e no Rali da TAP em Portugal, com veículo Puma decorado com as cores da bandeira brasileira.

Fez parceria com o argentino Oreste Berta e o paranaense Pedro Muffato na construção de um monoposto de Fórmula 2 sul-americano, e viabilizou a construção do F-Chevrolet no Brasil.

Como jornalista, realizou testes de automóveis e motos para a revista Auto Esporte, nos anos de 1969 a 1 971 e 1989 e 1990. Foi comentarista de automobilismo da Rádio Eldorado de 1991 a 2003 e na Band News FM entre 2006 e 2017. Como promotor criou o Rali Náutico, organizando mais de 50 etapas entre 1987 e 2015, e desde 2009 organiza rallyes de regularidade no Autódromo de Interlagos.

Entre 2006 e 2021 escreveu 7 livros especialmente sobre os bastidores onde ouviu, viveu e vive com paixão pelo automobilismo.                        

 

Siga @aksp.19

Siga @kartodromodeinterlagos

Curta: https://www.facebook.com/AKSP-Associação-dos-Kartistas-de-São-Paulo

Leia também...
22.06.2022

Alberto Otazú (Elite), Fábio Gudima (Graduados), Jorge Roque (Sênior), Fernando Braga (Light) e Grazi Gonçalves (Mulheres em Ação) são os líderes do campeonato.  

15.05.2022

Alberto Otazú (Elite), Fábio Gudima (Graduados), Jorge Roque (Sênior) e Fernando Braga (Light) são os campeões

09.05.2022

Alberto Otazú (Elite), Fábio Gudima (Graduados), Jorge Filipe (Sênior) e Arthur Martins (Light) são os líderes e maiores favoritos ao título do turno

24.04.2022

Etapa com 120 pilotos marcou o sucesso da estreia da categoria feminina Mulheres em Ação