SUPER CLIO: ALLAM KHODAIR QUER BRIGAR PELA VITÓRIA NA ESTRÉIA DA CATEGORIA
Super Clio de Allam Khodair
(Foto: Sérgio Sanderson)
Piloto da Stock Car foi o mais rápido dos treinos livres
13.05.2006
|
28 visualizações
Atualmente competindo na Stock Car V8, o paulista Allam Khodair foi convidado pela Gramacho Racing para disputar a prova inaugural da Super Clio, nova categoria do automobilismo nacional, e já pensa em vitória. Tenho um excelente retrospecto em Campo Grande, onde já fiz pole position e venci na Fórmula Renault. Então, na volta a este circuito, quero manter a minha história com esta cidade, planeja o campeão brasileiro de Fórmula Renault em 2004, que foi o mais rápido nos treinos livres. A prova de estréia da categoria, prevista para as 12h30 (horário de Brasília) deste domingo (14/5) no Autódromo Internacional de Campo Grande (MS), vai ter transmissão ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.
Apesar dos problemas enfrentados nos treinos de sexta-feira, em que percorreu poucas voltas, no último treino livre, realizado na manhã de sábado, Allam Khodair já estabeleceu a melhor marca da Super Clio. É o começo da categoria, ainda tem muito o que se fazer, mas a perspectiva é boa, amenizou o piloto, que gostou muito da experiência de pilotar o novo carro. O Super Clio fica entre um fórmula e um carro de turismo e, por isso, é muito gostoso de pilotar, elogia.
Com carenagem de desenho agressivo baseada no Clio, enormes rodas de 18x10 polegadas, impulsionadas por um motor 2.0 com turbo gerando cerca de 230 cavalos de potência, e pesando apenas 700 quilos, o Super Clio é um carro muito ágil e de bom contorno de curva. Ele não é tão rápido quanto o Stock Car, principalmente na reta, mas tem um contorno de curva muito rápido, explica Allam Khodair. O carro é legal, tem uma boa estrutura, uma boa relação peso/potência, e a posição central para pilotar é excelente, continua o piloto que está fazendo a temporada da Stock Car V8. Andar com turbo é diferente, interessante e bem prazeroso, encerra.
A Super Clio faz parte do Speedshow e dividira programação com Fórmula Renault, Copa Clio e Fórmula 3 (que não estará correndo em Campo Grande).
A programação (Horário de Brasília) da Super Clio é:
Sábado (13/5)
16h30 às 17h00 classificação
Domingo (14/5)
9h15 às 9h30 Treino de aquecimento
12h33 Largada 40 minutos de prova
Os dez mais rápidos no terceiro e último treino livre em Campo Grande são:
1º) Allam Khodair (SP), 1:34.508, média de 130.76 Km/h
2º) Elias Jr (RJ), 1:34.599
3º) Luis Frediani Jr (SP), 1:35.048
4º) Wagner Ebrahim (PR), 1:35.341
5º) Rafael Sperafico (PR), 1:35.773
6º) Aldo Piedade Jr (SP ), 1:36.332
7º) Marcelo Siqueira (SP), 1:36.411
8º) André Carreira (SP), 1:36.425
9º) Fábio Carreira (SP), 1:37.184
10º) João Campos (RS), 1:37.751
FICHA TÉCNICA
CHASSIS: Tubular spaceframe revestido de chapas de alumínio
PISO: Plano de madeira e difusor de fibra de vidro
CARENAGEM: Compositos (plástico reforçado com fibras)
PARABRISAS: Policarbonato
ASA TRASEIRA: Fibra de vidro e suporte de alumínio
SUSPENSÃO: Com duplo triângulo e push rods
AMORTECEDORES: Em fase de definição (Kony, Bilstein, Penske, Hollins, Sacks)
BARRAS ESTABILIZADORAS: Reguláveis
MOTOR: Renault 2.0 com 220cv aprox.
CÂMBIO: Renault transversal, 6 marchas, seqüencial com power shift
FREIOS: Caliper 6 pistões e discos 330x30mm. Marca em definição (Brembo, Ap, Wilwood)
RODAS: 18x10
PNEUS: Pirelli Medidas: SLICK - 265/645-18 RAIN - 265/645-18
TANQUE DE COMBUSTÍVEL: 70L
SISTEMA DE AQUISIÇÃO DE DADOS: P.I
CHASSIS: Aproximadamente 150 Kg
CONJUNTO MOTOR E CÂMBIO: Aprox. 100 Kg
CONJUNTO COMPONENTES/SUSPENSÃO: Aproximadamente 40 Kg
CONJUNTO COMPONENTES/FREIO: Aproximadamente 50 Kg
RODAS E PNEUS: Aproximadamente 80 Kg
CARENAGEM: Aproximadamente 120 Kg
PESO TOTAL ESTIMADO: 680 Kg
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS: 2.65 m
LARGURA TOTAL: 1.80 m
MATERIAIS EMPREGADOS:
- Tubos de 30mm de diâmetro SAE 4130 espessura de 1,5mm
- Tubos secção quadrada 40x40mm SAE 1020 espessura de 1,5mm e 1,9mm
- Tubos secção quadrada 20x20mm SAE 120 espessura de 1,0 mm
- Tubos de secção retangular 40x20mm SAE 1020 espessura de 1,5 mm
- Chapas de alumínio 5052 T6 espessura de 1,0mm e 1,2mm
FABRICANTE: Action Power