(Foto: Sandro de Souza/Infinity Photo)
(Foto: Sandro de Souza/Infinity Photo)
A Taça Amika Ayrton Senna teve sua decisão na noite da última quinta-feira (28/9), com o título para André Mansano, depois de outra bela vitória no Kartódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). O vice-campeonato ficou para Alberto Cesar Otazú (Braspress/Pilotech/Alpie Escola de Pilotagem/HTPro Nutrition), que estabeleceu a volta mais rápida e terminou em terceiro, logo atrás de Eric Baravelli, que largou da pole position e recebeu a bandeirada da última etapa na segunda colocação.
“Estou muito feliz pelo título e por continuar andando em alto nível, mesmo tendo mais que o dobro de idade (36 anos) do Otazú, que é um menino muito rápido”, comemorou Mansano no pódio, abraçado ao vice-campeão, de apenas 16 anos. “Ele mereceu o título. Os números mostram isto, ele foi o piloto que mais venceu (quatro vitórias), e eu estou apenas começando a minha carreira”, respondeu o caçula Alberto Cesar, que está prestes a encerrar apenas a sua segunda temporada no kartismo. Mansano somou 203 pontos nas nove provas, enquanto Otazú chegou aos 198. Em terceiro no campeonato ficou Alfredo Salvaia, com 191 pontos.
Na tomada de tempos Alberto Cesar Otazú começou dominando nas primeiras voltas na pista úmida, mas as posições foram definidas na última passagem, quando o asfalto secou. A pole position ficou para Eric Bavarelli, seguido de André Mansano, Rodrigo Borotto e Alberto Otazú. Logo nas duas primeiras curvas após a largada Mansano e Otazú assumiram as duas primeiras posições, mas nas volta seguinte rapidamente Baravelli retomou a ponta.
Durante a maior parte da prova Eric e André ficaram se empurrando, nesta ordem, e abriram uma larga vantagem. Alberto Cesar ficou se alternando entre a terceira e quinta posições em uma disputa muito ferrenha, até que faltando sete voltas ele se livrou e começou a diminuir a desvantagem para os ponteiros. Estabelecendo as três voltas mais rápidas da corrida – as únicas na casa de 1min00s -, ele se aproximou muita da dupla na última volta. Na penúltima volta Mansano reassumiu a liderança, para vencer com a margem de 0s132 sobre Baravelli, e 0s520 sobre Otazú.
“Eu perdi muito tempo nos dois primeiros terços da corrida brigando para me desvencilhar de um pelotão compacto. O Eric e o André foram inteligentes, se empurrando sem brigar e deixaram a disputa pela vitória só para a penúltima volta. Por isto, mesmo andando mais rápido, mas sem o vácuo de ninguém, não consegui descontar tudo. Não saio feliz, pois não fui campeão, mas saio contente e orgulhoso por ter lutado até o final, não desisti até a bandeirada”, comentou Alberto Otazú.
O campeão André Mansano construiu o seu título na Taça Ayrton Senna com quatro vitórias, um segundo e um terceiro lugares e uma pole position como melhores resultados. O caçula do certame Alberto Cesar Otazú chegou ao vice-campeonato, sem participar da etapa de abertura, mas com duas vitórias, uma segunda colocação e dois terceiros, além de ter largado da pole position em duas ocasiões e estabelecido a volta mais rápida em cinco das oito corridas em que largou.
Resultado da nona e última etapa da Taça Amika Ayrton Senna: 1) André Mansano, 21 voltas em 21min46s819; 2) Eric Baravelli, a 0s132; 3) Alberto Cesar Otazú, a 0s520; 4) Igor Mori, a 9s178; 5) Cayto Grotkowsky, a 11s172; 6) Akira Eguti, a 14s076; 7) Rodrigo Borotto, a 14s525; 8) Guilherme Lima, a 15s030; 9) Renan Brassolatti, a 15s305; 10) Flávio Perillo, a 37s239.
Confira a classificação final dos dez primeiros da Taça Ayrton Senna da AMIKA após nove etapas: 1) André Mansano, 203; 2) Alberto Cesar Otazú, 198; 3) Alfredo Salvaia, 191; 4) Eric Baraveli, 189; 5) Rodrigo Borotto, 180; 6) Akira Eguti, 172; 7) Igor Mori, 162; 8) Guilherme Lima, 161; 9) Cayto Grotkowsky, 160; 10) Marco Ascar, 129.
Alberto Cesar Otazú tem o patrocínio de Braspress, Pilotech, Mega Kart e Alpie Escola de Pilotagem, com apoio de HTPro Nutrition, BraClean, Carnes del Sur, Click Pix Kart, Studio 67 Design e LEAG. O jovem apoia as ações da Associação Cruz Verde e Direção para a Vida.
Acompanhe www.facebook.com/albertocesar.otazu
Curta www.facebook.com/associacaocruzverde
Curta www.facebook.com/DirecaoParaAVida
Piloto é o recordista de vitórias, três títulos e líder da categoria Le Mans
Vencedores do primeiro e segundo turno, Alberto Otazú/Rogério Cebola lideram na pontuação geral
Otazú e Peperone brigam pela liderança das duas categorias
Líder, Rogério Cebola passa mal e abandona etapa