O primeiro dia do Rally dos Sertões começou com muita emoção. Depois de 680 km percorridos no domingo (20/8) entre Goiânia e Goianésia, em Goiás, muitos concorrentes já enfrentaram problemas, tamanha foram as dificuldades da primeira Especial. Entre os UTV a vitória ficou com a dupla Denísio Nascimento/Emilio Rockenbach (Can-Am Mavercik X3), que percorreram os 306,82 km cronometrados em 4h42min28s87.
Atual líder do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, Bruno Varela (Divino Fogão/Blindarte) dá um panorama do que os participantes encontraram logo no começo deste desafio off-road que vai terminar apenas no sábado (26/8), em Bonito (MS), após 3.300 km.
“Nunca peguei uma Especial tão dura no Rally dos Sertões. O trecho de trial foi duríssimo, com muitas pedras. Decidi diminuir bem o ritmo para não sofrer com quebras e deu certo, o meu Maverick X3 terminou inteiro, pronto para continuar”, comentou o quinto colocado, a 13min21s dos líderes.
O Rally dos Sertões começou com uma Especial extremamente exigente, com vários tipos de terrenos. Além de trilas de alta e média velocidade, os competidores encontraram muita pedra, trechos de trial e ainda tiveram o desafio de atravessar oito rios.
Nesta segunda-feira (21/8) o Rally dos Sertões segue de Goianésia para Santa Terezinha de Goiás, ainda em Goiás. Serão 326 km, mas que valem 632 km. Afinal, esta será a etapa Maratona, em que ao final do dia os veículos ficarão em Parque Fechado e apenas próprias duplas é que farão a manutenção básica, sem ajuda externa. Apenas quando chegarem em Aruanã (G), no final da terça-feira é que os competidores poderão recorrer aos mecânicos.
“Não será fácil, mas confio muito no nosso Can-Am, que além de ser rápido é muito forte. Vamos fazer uma estratégia diferente das outras Especial e acredito que poderemos continuar entre os primeiros”, completa o navegador João Henrique Arena.
A equipe Divino Fogão Rally Team participa do 25º Rally dos Sertões com uma picape protótipo e três UTVs, contando com organograma formado por 60 pessoas e estrutura composta por dois caminhões, um motor-home, dois trailers para 10 pessoas cada um, três camionetes, dois carros e duas motos de apoio.
Confira os dez primeiros (extra-oficial) na categoria UTV no primerio dia do Rally dos Sertões 2017: 1) Denísio Nascimento/Emilio Rockenbach, Can-Am Mavercik X3, 4h42min28s87; 2) Enrico Almeida/Fabio pedroso, Can-Am Maverick X3, 4h48min44s89; 3) Marcelo Gastaldi/Claudio Silveira, Can-Am Maverick X3, 4h49min18s22; 4) Edu Piano/Solon, Can-Am Maverick X3 XRS, 4h52min41s94; 5) Bruno Varela/João Arena, Can-Am Maverick X3, 4h55min50s30; 6) Lucas Barroso/Breno Rezende, Can-Am Maverick X3, 4h56min37s06; 7) Zeca Sawaya/Marcelo Haseyama, Can-Am Maverick X3, 5h02min40s98; 8) Ismar Junior/André Galvão de Sá, Can-Am Maverick XRS, 5h08min45s22; 9) Cristiano Batista/Robledo Nicoletti, Can-Am Mavercik RS, 5h22min40s78; 10) Euclides Junior/Marcos Panstein, Can-Am Maverick X3, 5h15min52s24.
Confira a programação e roteiro do Rally dos Sertões 2017:
21/08 - 2ª Etapa (Maratona)
Goianésia (GO) a Santa Terezinha de Goiás (GO)
Deslocamento Inicial – 78 km
Trecho cronometrado – 248,16 km
Deslocamento final – 0 km
Total do dia: 326 km
O Rally dos Sertões entra em região de fazendas, com muitos mata-burros, depressões e lombadas. Estradas mais travadas e bem sinuosas vão proporcionar uma pilotagem prazerosa. A navegação e a concentração serão muito importantes nesta etapa. A estratégia vai ser fundamental. Na etapa maratona, apenas pilotos e navegadores podem realizar manutenção dos veículos, sem ajuda externa.
22/08 - 3ª Etapa
Santa Terezinha de Goiás (GO) a Aruanã (GO)
Deslocamento Inicial – 0 km
Trecho cronometrado – 297,12km
Deslocamento Final – 9 km
Total do dia: 306 km
A etapa começa bem rápida, por estradas de alta velocidade. Depois volta a ter trechos mais travados e sinuosos passando por muitas fazendas. O piso predominante é o cascalho e estradas de piçarra. No meio da especial, a prova fica mais solta e segue no último trecho com longas retas e alta velocidade até o final.
23/08 - 4ª Etapa
Aruanã (GO) a Barra do Garças (MT)
Deslocamento Inicial – 102,4 km
Trecho Cronometrado – 273,20 km
Deslocamento Final – 95,68 km
Total do dia: 471,34 km
O Rally dos Sertões entra no Mato Grosso. A especial tem início com trechos muito rápidos em um piso misto de piçarra, cascalho e areia. Em seguida, prova entra em zona de savanas, onde navegação será feita por GPS. Neste trecho de aproximadamente 60 quilômetros, o importante é conseguir passar por todos os way points e depois seguir para o último trecho da especial, com estradas largas e muitas lombas.
24/08 - 5ª Etapa
Barra do Garças (MT) a Coxim (MS)
Deslocamento Inicial – 13,85 km
Trecho Cronometrado – 438,86 km
Deslocamento Final – 213,30 km
Total do dia: 666,01 km
Será a espacial mais longa da edição de 25 anos do Rally dos Sertões. A prova começa com estradas de piçarra bem sinuosas, segue por regiões de reflorestamento, passa por algumas serras até alcançar área agrícola com longas retas (alta velocidade). Em seguida, fica travada novamente. Trechos de trial, com muitas pedras e segue para região mais plana. O final da especial tem muitas curvas e trechos de média e alta velocidade.
25/08 - 6ª Etapa
Coxim (MS) a Aquidauana (MS)
Deslocamento Inicial – 59,82 km
Trecho Cronometrado – 194,91 km
Deslocamento Final – 174,72 km
Total do dia: 429,45 km
A sexta especial do Rally dos Sertões será bem travada e dura no início. Trechos de piçarra com muitas pedras e lombas serão predominantes. Na segunda parte da especial, após a descida da serra, segue por estradas mais planas, com visual inesquecível. A prova continua rápida até o final desta especial.
26/08 - 7ª Etapa
Aquidauana (MS) a Bonito (MS)
Deslocamento Inicial – 128,62 km
Trecho Cronometrado – 240,45 km
Deslocamento Final – 51,71 km
Total do dia: 420,78 km
Para fechar a edição dos 25 anos com chave de ouro, esta especial será inesquecível, que irá exigir muito das máquinas e dos pilotos. Começa bem rápida e segue por fazendas com trechos bem sinuosos. Depois, por trechos de trial com muitas pedras. Nos últimos quilômetros, a prova volta a ficar rápida até a chegada.
Total de trechos cronometrados (especiais): 1.999,52 km (60,59 %)
Total da prova: 3.300,06 km
Curta www.facebook.com/DivinoFogaoRallyTeam
Contatos com a assessoria de imprensa:
Tel/WhatsApp: 11-99681.3549 com Otazú
Acompanhe: http://www.sertoes.com/
Bruno Varela garante o vice-campeonato e faz dobradinha com Rodrigo, o seu irmão mais velho
Rodrigo Varela conquistou por antecipação o título na categoria UTV. Seu irmão caçula Bruno Varela briga pelo vice.
Atuais campeões, brasileiros utilizarão novamente o UTV Can-Am Maverick X3 para buscar o bicampeonato
Reinaldo Varela vence penúltima etapa do campeonato, enquanto o seu primogênito Rodrigo Varela garante o título de campeão por antecipação. Com o segundo lugar, Bruno Varela mantém a vice-liderança