A categoria mais tradicional do país na formação e revelação de jovens pilotos está em festa. Afinal, a primeira prova da Fórmula Vee realizada no Brasil foi em 1967. Para celebrar o seu cinquentenário, neste final de semana (29 e 30/7) será realizado o GP 50 anos da FVee no Brasil, dentro da programação da sétima etapa do Campeonato Paulista de Automobilismo, no Autódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo (SP).
“É uma honra para mim participar desta festa histórica. Ainda mais correndo na Fórmula Vee com o apoio e orientação do Wilson Fittipaldi Jr”, comemora Alberto Cesar Otazú (Braspress/Pilotech/Alpie/Mega Kart), falando do piloto pioneiro da categoria e primeiro construtor deste monoposto, e que 50 anos depois é consultor e instrutor da sua equipe F/Promo Racing.
O caçula da Fórmula Vee, com apenas 16 anos de idade, destaca o programa de intercâmbio internacional da categoria, em que dois pilotos brasileiros – Murillo Latorre e Gabriel Silva - já foram competir gratuitamente em uma etapa do Formula Vee Challenge Cup Series, no Canadá, e três estrangeiros correram na primeira etapa do Paulista: o tricampeão americano Michael Varanis, o sul-africano Johan Wasserman e o inglês David Taylor. E desta vez o autódromo de Interlagos vai receber o experiente americano Christopher Robson.
“A Fórmula Vee é a maior categoria de monoposto do mundo e a mais barata do automobilismo brasileiro. Além disso, temos este atrativo do intercâmbio com o Canadá e os Estados Unidos. Quero aproveitar que os gringos estarão de olho nas nossas corridas deste final de semana, para mostrar que sou capaz de ser competitivo se tiver a oportunidade de correr com eles lá fora em algum momento”, sonha o jovem Alberto Cesar Otazú.
O caçula da Fórmula Vee lembra que no ano passado, poucos meses após estrear no kartismo, foi o piloto escolhido pela Associação Brasileira de Karts Históricos (ABKARTH) para representar a juventude nas festividades dos 60 anos do Kart no mundo, largando na prova histórica justamente ao lado de Wilson Fittipaldi Junior, o primeiro vencedor de uma corrida da modalidade no Brasil.
“Nossos caminhos estão se cruzando e isto é ótimo. Enquanto ele faz história eu vou no vácuo. Só que na corrida de kart no ano passado eu sumi na frente dele”, brinca Alberto Cesar. “Eu ganhei a oportunidade de correr na categoria depois que eu venci a Seletiva Clickspeed de Fórmula Vee no começo do ano, sob a observação do Wilsinho. Agora eu quero retribuir a ele brigando pelas primeiras posições e subindo no pódio”, completa Alberto Otazú.
Como é o Fórmula Vee
O Fórmula Vee é um monoposto que utiliza o chassi tubular Naja 01, com carenagem de fibra de vidro, suspensões originais do VW, sendo que a traseira utiliza molas livres e amortecedores Twister. Os pneus são radiais, Pirelli 195/90/15, modelos P1 ou Phantom, montados em rodas Scorro. O volante tem cubo rápido.
É equipado com motor standard do Fox (VW EA 111), refrigerado a água, de 1.6 litros, com injeção eletrônica da Futura. O câmbio é um VW com relação 8.31, em H (4 marchas, mais a ré).
Com peso mínimo de 570 quilos (conjunto carro/piloto), o Fórmula Vee chega a 207 km/h na reta do autódromo de Interlagos.
Confira os horários da Fórmula Vee em Interlagos:
Sexta-feira (28/7)
7h30 às 8h30 – 1º treino livre
12h25 às 13h25 – 2º treino livre
Sábado (29/7)
7h30 às 7h55 – classificação
11h00 – 1ª corrida – 12 voltas
Domingo (30/7)
14h25 – 2ª corrida – 12 voltas
Alberto Cesar Otazú tem o patrocínio de Braspress, Pilotech, Mega Kart e Alpie Escola de Pilotagem, com apoio de HTPro Nutrition, BraClean, Carnes del Sur, Click Pix Kart, Studio 67 Design e LEAG. O jovem apoia as ações da Associação Cruz Verde e Direção para a Vida.
Fotos: Carlos Freitas e Eder Martins
Piloto é o recordista de vitórias, três títulos e líder da categoria Le Mans
Vencedores do primeiro e segundo turno, Alberto Otazú/Rogério Cebola lideram na pontuação geral
Otazú e Peperone brigam pela liderança das duas categorias
Líder, Rogério Cebola passa mal e abandona etapa