Rally dos Sertões: "Não vamos largar o osso", afirmam os irmãos Varela.
Bruno Varela terminou entre os primeiros na UTV Super Production
(Foto: Sanderson Pereira/Divulgação)
Gabriel Varela vinha rápido até o reabastecimento
(Foto: Marcelo Maragni/Fotop)
Rodrigo Varela destacou a força do Can-Am Maverick
(Foto: Sanderson Pereira/Divulgação)
Trabalho em equipe da Divino Fogão Rally Team foi fundamental no dia
(Foto: Gustavo Epifanio/Fotop)
Gabriel Varela foi rebocado pelo irmão Rodrigo por 430 km. Bruno Varela teve dois pneus furados
06.09.2016
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No Rally dos Sertões tudo pode mudar de um dia para o outro. Depois de liderar a categoria UTV após as duas primeiras etapas e 783 km percorridos, bastaram 190 km nesta terça-feira (06/9) para que Gabriel Varela (Can-Am/Blindarte) sofresse um revés que ao final da tarde jogou-o para a sexta posição na classe Pro. A principal prova do off-road brasileiro cumpriu 643,48 km entre Cavalcante e Posse, em Goiás.
"Hoje não foi um bom dia para nós, mas também podemos considerar como uma vitória pelo que fizemos. E serviu para ganharmos ainda mais confiança em nosso Can-Am Maverick, que é um verdadeiro touro, aguentando carregar o dobro de seu peso por 430 km, numa velocidade incrível", destacou Rodrigo Varela (Can-Am/Blindarte), que rebocou o seu irmão que teve problema. "Não vamos largar o osso. Vamos consertar e diminuir a diferença que é pequena pelo que temos pela frente até sábado", emendou Gabriel, que agora está a 30 minutos dos líderes Deninho Casarini/Luis Eckel (Can-Am Maverick XDS Turbo), e apenas 15 minutos dos vice-líderes Pedro Queirolo/Gui Trombini (Can-Am Maverick Turbo).
O caçula da Família da Poeira se recuperou bem nesta terceira etapa, apesar das adversidades que também enfrentou. Bruno Varela (Polaris One/Motul) largou da 29ª posição entre os UTVs, para terminar a Especial de 376,41 km na quarta posição na classe Super Production. "Foi uma Especial dura e completa. Eu estava indo bem pra caramba, muito rápido, mas tive dois pneus furados que me atrasaram muito. Pelo menos o meu Polaris RZR terminou inteiro e só vamos revisar pra prosseguir amanhã", comentou.
O calvário de Gabriel Varela começou quando parou para abastecimento no Km 190, momento em que liderava a prova. Ele colocou gasolina num posto local, que presumivelmente era de péssima qualidade, pois poucos quilômetros adiante o motor começou a falhar até apagar e não ligar mais. "Vínhamos num ritmo excelente, mas o combustível de péssima qualidade avariou todo o sistema de alimentação. Tentamos arrumar e não foi possível. Como o irmão mais velho do piloto estava logo atrás, ele nos rebocou. Foram 186 km de sofrimento na Especial", contou o navegar Gabriel Morales.
"Em nome da Divino Fogão Rally Team sacrificamos o nosso desempenho e rebocamos o Gabriel, que está melhor na prova, em condições de ser campeão. Puxamos ele pelos 190 km restantes da Especial e depois mais os 244 km de deslocamento até a divisa com a Bahia. Fiquei impressionado como o Maverick é valente", completou o navegador João Arena.
Na quarta-feira (06/9) será realizada a quarta etapa, entre Posse (GO) e Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, totalizando 560,15 km, sendo 361,94 de Especial cronometrada.
Os mais rápidos no terceiro dia na categoria Pro nos UTV foram: 1) Cristiano Batista/Robledo Nicoletti, PolarisRXP 1000, 5h16min14s; 2) Deninho Casarini/Luis Eckel, Can-Am Maverick XDS Turbo, 5h20min30s; 3) Pedro Queirolo/Gui Trombini, Can-Am Maverick Turbo, 5h24min05s; 4) Enrico Almeida/Alvaro Almeida, Can-Am Maverick 1000, 5h27min25s; 5) Vinícius Mota/Rafael Shimuk, Can-Am Maverick, 5h34min07s; 10) Rodrigo Varela/Mayckon Padilha, Can-Am Maverick XDS, 6h04min38s; 11) Gabriel Varela/Gabriel Morales, Can-Am Maverick XDS, 6h06min43s.
Classificação depois de três dias na categoria Pro nos UTV: 1) Deninho Casarini/Luis Eckel, Can-Am Maverick XDS Turbo, 13h16min59s; 2) Pedro Queirolo/Gui Trombini, Can-Am Maverick Turbo, a 15min16s; 3) Elson Cascão II/Elson Oliveira, Polaris RZR 1000, a 20min09s; 4) Carlos Ambrósio/Cadu Sachs, Polaris, a 23min24s; 5) Enrico Almeida/Alvaro Almeida, Can-Am Maverick 1000, a 25min15s; 6) Gabriel Varela/Gabriel Morales, Can-Am Maverick XDS, a 30min17s; 11) Rodrigo Varela/Mayckon Padilha, Can-Am Maverick XDS, a 1h37min59s.
Os mais rápidos no terceiro dia na categoria Super Production nos UTV foram: 1) Bruno Sperancini/Breno Rezende, Can-Am Maverick, 5h26min01s; 2) Daniel Costa/Flávio Bisi, Polaris RZR XP, 5h39min49s; 3) Erley Ayala/Idali Bosse, Polaris RZR XP 1000, 05h40min24s; 4) Bruno Varela/João Arena, Polaris RZR, 5h41min46s; 5) Dalger Junqueira/Marcelo Sousa, Polaris RZR 1000, 5h54min08s.
Classificação depois de três dias na categoria Super Production nos UTV: 1) Bruno Sperancini/Breno Rezende, Can-Am Maverick, 13h04min07s; 2) Erley Ayala/Idali Bosse, Polaris RZR XP 1000, a 2h07min57s; 3) Rodrigo Faiad/Roberto da Silva, Polaris RZR 900, a 3h06min54s; 4) Osman Didi/Alexandre Branco, Can-Am Maverick, a 3h35min42s; 5) Dalger Junqueira/Marcelo Sousa, Polaris RZR 1000, a 3h36min01s; 7) Bruno Varela/João Arena, Polaris RZR, a 17h13min26s.
Reinaldo Varela vence penúltima etapa do campeonato, enquanto o seu primogênito Rodrigo Varela garante o título de campeão por antecipação. Com o segundo lugar, Bruno Varela mantém a vice-liderança