Rally Cuesta Off Road: Vencedora, Família da Poeira será atração em Botucatu (SP)
Bruno (E), Rodrigo (C) e Gabriel Varela (D) já venceram em Botucatu
(Foto: Sanderson Pereira)
Gustavo Gugelmin (E) e Reinaldo Varela (D) lideram o Brasileiro de Cross Country
(Foto: Fábio Davini)
Rodrigo Varela venceu as duas etapas de Botucatu em 2016
(Foto: Kevin Castilho/DFotos)
Gabriel Varela vai atravessar rio em Botucatu
(Foto: Donizetti Castilho/DFotos)
Bruno Varela vai enfrentar vários saltos em Botucatu
(Foto: Donizetti Castilho/DFotos)
Campeão mundial Reinaldo Varela e os três filhos dividirão as trilhas no interior de São Paulo
16.05.2016
|
45 visualizações
Pelo 10º ano consecutivo a comunidade do rally se concentra em Botucatu, a 230 quilômetros da capital paulista, para a participação no Rally Cuesta Off Road, neste final de semana (21 e 22/5). E novamente, além das motos, quadris, utvs, carros e caminhões de competição, outra atração nas disputas na região da Serra da Cuesta será a renomada e vencedora Família da Poeira".
O experiente campeão mundial Reinaldo Varela estará novamente no comando da equipe Divino Fogão Rally Team, correndo na categoria Carros Protótipos T1 com o navegador Gustavo Gugelmin, enquanto seus três filhos Rodrigo, Gabriel e Bruno estão inscritos na UTV, categoria de esporte motorizado que mais cresce no Brasil, e que utiliza gaiolas fechadas montadas sobre motor de 1000 cc e câmbio CVT.
"Vai ser mais uma oportunidade de corrermos junto depois de um bom tempo. Será um final de semana de muita união, diversão e competição, como tem sido a nossa vida nos últimos anos", comenta Reinaldo Varela (Divino Fogão / Blindarte / Temp Clean / Tecmin / Ibis), atual líder do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, com três vitórias e um terceiro posto. "Vamos com intenção de ganhar novamente e abrir vantagem no campeonato", assume o navegador catarinense Gustavo Gugelmin.
Campeão Brasileiro de Rally Baja na classe Production no ano passado, o caçula Bruno Varela (Polaris One/Blindarte/Motul) mostrou que tem tudo para brigar pelo título da classe top dos UTVs em 2016. Na última rodada disputada ele venceu uma etapa na Geral e na classe Pro, e ainda vem de vitória e liderança na Polaris Cup.
"As expectativas são boas. Gosto desta prova e no ano passado eu venci uma das etapas com o meu UTV original de fábrica. O meu Polaris RZR XP 1000 Turbo está muito bom e poderei brigar pela vitória para subir ainda mais na tabela do campeonato", avisa o jovem de 20 anos de idade, que ocupa a terceira colocação no Brasileiro de UTV Pro.
Vice-líder do campeonato brasileiro na classe Turbo, e vencedor deste rally de Botucatu quando foi campeão de Quadricíclo, Gabriel Varela (Can-Am/Blindarte) está bem confiante. "Gosto muito de andar neste rally, onde já venci de quadriciclo. Ele é bem prazeroso, e aceleramos no meio de eucaliptos, com muitos saltos e todo tipo de terreno".
"Estamos bem preparados. Fizemos novos acertos e ajustes nas suspensões do Can-Am Maverick 1000 XDS Turbo, que acreditamos que irão nos ajudar bastante nas provas, ele melhorou muito. Mas vamos andar com a cautela necessária para conseguir chegar ao final dos dois dias buscando a vitória, para assumir a liderança do campeonato", confia.
O atual campeão brasileiro de Rally Baja na classe Pro Rodrigo Varela (Can-Am/Blindarte) e o mais experiente dos três irmãos, quer manter a invencibilidade no Rally Cuesta Off Road.
"A expectativa para esta prova é boa, pois tivemos um tempo sem provas bem longo, dois meses, então deu para desenvolver bastante o meu Can-Am Maverick Turbo, fazer algumas alterações, e agora vamos testar na prática tudo o que fizemos. Vamos com tudo para vencer novamente", planeja Rodrigo, que em 2016 foi soberano e venceu as duas etapas em Botucatu.
O 10º Rally Cuesta Off Road será válido pela 5ª e 6ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, para carros e caminhões, e do Campeonato Brasileiro de Rally Baja, para motos, quadriciclos e UTVs. O roteiro de cerca de 350 km passará pela Serra da Cuesta e propriedades de reflorestamento de eucalipto, com um misto de trechos rápidos e travados, com diversas curvas, e o terreno apresentará grande variedade de obstáculos, como travessia de rio, subidas e descidas de 400 a 900 metros, com pedras, cascalhos, lombadas, poças, areia, terra vermelha e grama.
A concentração das equipes será no Ginásio de Esportes Mário Covas (Rua Maria Joana Félix Diniz, nº 1.585), a partir da sexta-feira (20/5). Ao lado do parque de apoio, acompanhando o relevo da Serra da Cuesta num circuito fechado de 3.600 metros de extensão, será disputado um Super Prime, às 15h30 de sábado (21/5).
Programação Rally Cuesta Off Road 2016:
21/05 - Sábado - 1ª Prova
07h00 - Abertura da Secretaria de Prova (Ginásio de Esportes Mário Covas)
08h00 - Largada 1ª Moto no parque de apoio (Ginásio de Esportes Mário Covas).
08h30 - Largada 1ª Moto na especial.
10h00 - Largada 1º Carro no parque de apoio (Ginásio de Esportes Mário Covas).
10h30 - Largada 1º Carro na especial.
15h30 - Super Prime (Pista anexa ao Ginásio de Esportes Mário Covas)
19h30 - Briefing motos, quadris e UTVs (Primar Plaza Hotel)
20h30 - Briefing - carros e caminhões - (Primar Plaza Hotel)
22/05 - Domingo - 2ª Prova
07h00 - Largada 1ª Moto no parque de apoio (Ginásio de Esportes Mário Covas).
07h30 - Largada 1ª Moto na especial.
09h30 - Largada 1º Carro no parque de apoio (Ginásio de Esportes Mário Covas).
10h00 - Largada 1º Carro na especial.
15h00 - Premiação (Primar Plaza Hotel)
Confira os 10 primeiros (oficial) na categoria UTV Pro depois de quatro etapas: 1) Mauricio Neves, 85; 2) Dimas de Melo Pimenta III, 79; 3) Bruno Varela e Denisio Casarini Filho, 76; 5) Erik Donatto, 61; 6) Henrique Gutierrez, 59; 7) Rodrigo Varela, 49; 8) Cristiano Batista, 45; 9) Roberto Sampaio, 41; 10) Pedro Queirolo, 30.
Confira os dez primeiros (oficial) na categoria UTV Turbo depois de quatro etapas: 1) Rodrigo Cordaro, 87; 2) Gabriel Varela, 75; 3) Valdir do Amaral, 69; 4) Wilker Campos, 63; 5) André Corrêa, 51; 6) Fábio Citro, 50; 7) Osman Didi, 37; 8) Otávio Leite e Maurício Pena Rocha, 36; 10) Gabriel Cestari, 34.
Reinaldo Varela vence penúltima etapa do campeonato, enquanto o seu primogênito Rodrigo Varela garante o título de campeão por antecipação. Com o segundo lugar, Bruno Varela mantém a vice-liderança