Capa

Reinaldo Varela

Off Road: Família da Poeira quer novas vitórias no Rally da Ilha

No ano passado Rodrigo e Bruno Varela venceram etapas neste rally em suas categorias. Gabriel Varela foi terceiro.

15.03.2016  |  188 visualizações
O Campeonato Brasileiro de Rally Baja (motos, quadriciclos e UTVs) terá prosseguimento neste final de semana (19 e 20/3) na Estância Balneária de Ilha Comprida, no litoral sul, a 190 quilômetros da capital paulista. Uma das principais atrações nas provas válidas pela 3ª e 4ª etapas do certame nacional de UTV será a participação da ‘Família da Poeira’, composta pelos três filhos do Campeão Mundial de Rally Cross Country (2001 e 2012) Reinaldo Varela: Rodrigo e Bruno, na classe Pro, e Gabriel, na Turbo.

Motivado por ter vencido as duas etapas do Rally da Ilha em 2015, Rodrigo Varela (Can-Am/Blindarte) quer repetir a histórica vitória na classe Pro para se redimir do desempenho irregular na abertura do campeonato deste ano, quando foi 13º e quinto nas duas primeiras etapas, respectivamente.

"Revisamos todo o equipamento para alcançar melhores resultados desta vez. Afinal, quero defender as minhas vitórias e voltar a brigar pelo título", avisa o atual campeão da categoria UTV Pro.

"Costuma fazer muito calor nesta prova. Por isto, vamos andar com mais cautela, porque também o piso é muito pesado", receita o experiente piloto.

Bruno Varela (Polaris One/Blindarte) estreou em Barretos com o oitavo lugar na classe Pro, e ficou em segundo na segunda prova, assumindo assim a terceira colocação no campeonato, ganhando confiança para brigar pela ponta.

"Vamos acelerar pra tentar ganhar na categoria e, se possível, buscar a liderança do campeonato. Coisa que não vai ser fácil, pois a experiência e o nível dos competidores é muito alto. Como tive um bom desempenho na estreia na categoria Pro, tenho que continuar acelerando, estamos ai pra isso", confia.

"Como neste rally tem muita reta, tenho que ter paciência para não ter problemas com o equipamento, mas o meu Polaris está 100%", completa o atual campeão brasileiro da classe Production.

Estreando na classe Turbo no mês passado, Gabriel Varela (Can-Am/Blindarte) mostrou velocidade e ocupa o quinto posto na tabela de pontuação, depois de um quinto e um sexto lugares, respectivamente em cada uma das etapas do Brasileiro de Baja.

"Esta é uma etapa bem diferente do restante do campeonato, pois não passa por meio de vegetações e não tem como aliviar e refrescar. É uma prova no nível do mar, rápida, com muitas retas e curvas rápidas, e que acaba judiando bastante do equipamento por causa da alta velocidade, muita areia e temperatura alta", explica o piloto que usa um Can-Am Maverick 1000 XDS Turbo.

"Serão duas voltas de 70 km por dia. Então, a minha estratégia será andar com cautela na primeira e ver a colocação em que fiquei pra ver o que será necessário fazer na segunda volta. E vai ser assim nos dois dias, para sair de Ilha Comprida com muitos pontos e subir no campeonato. Conseguimos melhorar o equipamento e vamos com força total para este rally", planeja Gabriel.

O evento na ilha com 74 quilômetros de extensão e no máximo quatro quilômetros de largura terá concentração das equipes e organização na Avenida Beira Mar, próximo ao Corpo de Bombeiros. O Super Prime, com circuito indoor de 2,6 quilômetros será realizado no sábado à tarde, na Praia Araçá.

Programação do Rally da Ilha:
Local - Arena de Eventos. ( próximo ao Corpo de Bombeiros)
Wp-S-24 ‘44.903 W 47’33.025.

9 de março - Sábado
7h00 às 8h00 - Vistoria
8h00 - Briefing
10h00 - Prólogo com 3,0 km (Valendo posição de largada)
12h30 - Largada 113,0 km (duas voltas)*
19h30 - Briefing

20 de março- Domingo
08h30 - Largada 113,0 km (duas voltas)*
16h00 - Premiação

* Deslocamento Inicial: 45km (20 de asfalto e 25 de praia), Especial: 68 Km.


Confira os 10 primeiros (extra-oficial) na categoria UTV Pro depois de duas etapas: 1) Dimas de Melo Pimenta II, 45 pontos; 2) Mauricio Neves, 43; 3) Bruno Varela, 35; 4) Cristiano Batista, 33; 5) Denisio Casarini Filho e Leandro Torres, 28; 7) Erik Donatto, 22; 8) Pedro Queirolo, 18; 9) Rodrigo Varela, 16; 10) Roberto Sampaio e Vinicius Silva, 15.

Confira os seis primeiros (extra-oficial) na categoria UTV Turbo depois de duas etapas: 1) Fábio Citro, 50 pontos; 2) Valdir Amaral, 40; 3) Rodrigo Cordaro, 37; 4) Gabriel Cestari, 34; 5) Gabriel Varela, 31; 6) Wilker Campos e André Corrêa, 20.

Curta www.facebook.com/DivinoFogaoRallyTeam
Leia também...
08.12.2018

Bruno Varela garante o vice-campeonato e faz dobradinha com Rodrigo, o seu irmão mais velho

03.12.2018

Rodrigo Varela conquistou por antecipação o título na categoria UTV. Seu irmão caçula Bruno Varela briga pelo vice.

21.11.2018

Atuais campeões, brasileiros utilizarão novamente o UTV Can-Am Maverick X3 para buscar o bicampeonato

11.11.2018

Reinaldo Varela vence penúltima etapa do campeonato, enquanto o seu primogênito Rodrigo Varela garante o título de campeão por antecipação. Com o segundo lugar, Bruno Varela mantém a vice-liderança