Capa

Reinaldo Varela

Mundial de Rally Cross Country: Varela e Gugelmin estão em terceiro na Rússia

Campeões mundial de 2012, dupla brasileira vai conquistando terceiro pódio na Rússia

21.02.2016  |  37 visualizações
A dupla brasileira formada pelo piloto Reinaldo Varela e o navegador Gustavo Gugelmin (Divino Fogão / Blindarte / Temp Clean / Tecmin / Ibis) começou muito bem a Copa do Mundo de Rally Cross Country. Depois de estabelecer a segunda melhor marca no Prólogo realizado na manhã de domingo (21/2), eles ficaram com o terceiro melhor tempo na Especial cronometrada do Baja Russia - "Floresta do Norte", entre os inscritos na abertura do certame que venceram em 2012. A prova é válida também pelo campeonato russo, com algumas duplas concorrendo à pontuação apenas para o torneio nacional.

"A prova de hoje foi muito prazerosa. É uma delicia andar no gelo, o carro vem de lado o tempo inteiro, pra lá, pra cá, daqui a pouco você escora num canto, joga neve, passa numa árvore, então é bem gostoso e divertido andar na neve", comentou o navegador catarinense.

A liderança é dos russos Maris Neiksans/Anton Nikolaev, com Volkswagen, que cobriram o total de 197,81 km de neve com o tempo de 2h02min16s. Os russos Vladimir Visilyev/Konstantin Zhiltsov, campeões mundiais em 2014 e vice no ano passado, com Mini, estão a apenas 10 segundos da liderança. O paulista e o catarinense estão com a desvantagem de apenas 4min35s.

"O dia de hoje foi bom, para irmos acostumando com o carro, que tem suspensões que não são das melhores, e também motor com torque diferente do que estamos acostumados. Mas o carro está indo bem e vamos continuar assim", explicou o paulista Reinaldo Varela, único piloto brasileiro ter dois títulos de Campeão Mundial de Rally Cross Country. "Vamos tentar manter o pódio pra sair daqui com um caneco, que é o nosso objetivo", completou Gugelmin.

As 29 duplas de nove países continuarão enfrentando temperaturas próximas dos 15 graus negativos nesta segunda-feira (22/2), quando atravessarão florestas preservadas das regiões de Sortavala e Suojärvi, na República de Karelia, apenas 5 km de distância da fronteira com a Finlândia, para cumprir a última Especial, de Vyarsilya à Yanisyarvi, com 178,7 km, completando os 376,5 km de prova.

Os seis primeiros após o primeiro dia da 1ª etapa do Mundial na Rússia são:
1)Maris Neiksans/Anton Nikolaev, Rússia, Volkswagen 7JO, 2h02min16s;
2)Vladimir Vasilyev/Konstantin Zhiltsov, Rússia, Mini One, a 102s;
3)Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, Brasil, G-Force Proto, a 4min35s;
4)Andrey Novikov/Vladimir Novikov, Rússia, G-Force Proto NL, a 12min31s;
5)Andrey Rudskoy/Yevgeny Zagorodnyuk, Rússia, G-Force Proto NL, a 17min36s;
6)Dmitriy Ievlev/Aleksey Shaposhnikov, Rússia, Nissan Frontier, a 19min58s.

O certame mundial de 2016 tem dez etapas, prosseguindo nos Emirados Árabes Unidos, Catar, Egito, Itália, Espanha, Hungria, Polônia, Marrocos e Portugal.

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin têm o patrocínio de Divino Fogão e apoios de Blindarte / Temp Clean / Tecmin / Ibis.
Leia também...
08.12.2018

Bruno Varela garante o vice-campeonato e faz dobradinha com Rodrigo, o seu irmão mais velho

03.12.2018

Rodrigo Varela conquistou por antecipação o título na categoria UTV. Seu irmão caçula Bruno Varela briga pelo vice.

21.11.2018

Atuais campeões, brasileiros utilizarão novamente o UTV Can-Am Maverick X3 para buscar o bicampeonato

11.11.2018

Reinaldo Varela vence penúltima etapa do campeonato, enquanto o seu primogênito Rodrigo Varela garante o título de campeão por antecipação. Com o segundo lugar, Bruno Varela mantém a vice-liderança