Mundial de Rally Cross Country: Varela e Gugelmin saem na frente
Reinaldo Varela (E) e Gustavo Gugelmin (D) querem outro título Mundial
(Foto: Divulgação)
Reinaldo Varela (D) e Gustavo Gugelmin (E) querem terceiro pódio na Rússia
(Foto: Divulgação)
Brasileiros esperam bom desempenho do protótipo russo G-Force Proto na neve
(Foto: Divulgação)
Visão traseira do G-Force Proto
(Foto: Divulgação)
Dupla brasileira foi a mais rápida no Prólogo entre os competidores do Mundial
21.02.2016
|
196 visualizações
A dupla brasileira formada pelo piloto Reinaldo Varela e o navegador Gustavo Gugelmin (Divino Fogão / Blindarte / Temp Clean / Tecmin / Ibis) começou muito bem a Copa do Mundo de Rally Cross Country. No Prólogo do Baja Russia - "Floresta do Norte", realizado na manhã deste domingo (21/1), o paulista e o catarinense foram os mais rápidos entre os inscritos para Mundial 2016.
Os russos Maris Neilksans/Anton Nikolaev, que disputarão apenas esta prova, válida também pelo campeonato de seu país, estabeleceram a marca de 12min13s para os 19,15 quilômetros de neve no Prólogo - que é a classificação cronometrada que estabelece a ordem de largada para o rally -, apenas 31 segundos mais rápidos do que os brasileiros, que pela primeira vez estão correndo com o G-Force Proto, um protótipo russo com motor V8 americano. Os russos Vladimir Visilyev/Konstantin Zhiltsov, considerados favoritos pela experiência na neve e pelo currículo de campeões mundiais em 2014 e vice no ano passado, ficaram com o quarto tempo, 36 segundos atrás do pole position.
As 21 duplas inscritas vão percorrer neste domingo a primeira Especial, com 180 km em caminhos estreitos com neve e gelo, em temperatura ambiente de 15 graus negativos. Os competidores largaram da cidade de Sortavala, a apenas 5 km de distância da fronteira com a Finlândia, e atravessarão florestas preservadas de pinheiros na República de Karelia.
Os seis mais rápidos no Prólogo foram:
1)Maris Neilksans/Anton Nikolaev, Volkswagen 7JO, 12min13s;
2)Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, G-Force Proto, 12min44s;
3)Evgeniy Firsov/Vadim Filatov, Nissan Datsun, 12min47s;
4)Vladimir Vasilyev/Konstantin Zhiltsov, Mini One, 12min49s;
5)Andrey Novikov/Vladimir Novikov, G-Force Proto NL, 13min03s;
6)Andrey Rudskoy/Yevgeny Zagorodnyuk, G-Force Proto NL, 13min22s.
O certame mundial de 2016 tem dez etapas, prosseguindo nos Emirados Árabes Unidos, Catar, Egito, Itália, Espanha, Hungria, Polônia, Marrocos e Portugal.
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin têm o patrocínio de Divino Fogão e apoios de Blindarte / Temp Clean / Tecmin / Ibis.
Reinaldo Varela vence penúltima etapa do campeonato, enquanto o seu primogênito Rodrigo Varela garante o título de campeão por antecipação. Com o segundo lugar, Bruno Varela mantém a vice-liderança