Mundial de Rally Cross Country: Varela e Gugelmin atrás de outro pódio na Rússia.
Reinado Varela (D) e Gustavo Gugelmin (E) ficaram em terceiro em 2015
(Foto: Marian Chytka/Divulgação)
No ano passado Varela e Gugelmin correram com picape Toyota
(Foto: Marian Chytka/Divulgação)
Dupla brasileira que já foi campeã mundial em 2012, ficou em terceiro no ano passado
15.02.2016
|
31 visualizações
Novamente a Copa do Mundo de Rally Cross Country vai ter início com o Baja Russia - "Floresta do Norte", de 20 a 22 de fevereiro, reunindo cerca de 40 duplas de 10 países para percorrerem em três dias mais de 350 km, apenas na neve e gelo, passando de temperaturas ambientes de -2 graus a - 30 graus centígrados.
A dupla brasileira formada pelo paulista Reinaldo Varela e o catarinense Gustavo Gugelmin (Divino Fogão / Blindarte / Temp Clean / Tecmin / Ibis), que nas duas últimas temporadas terminou esta prova subindo no pódio, com o terceiro lugar, vai fazer uma viagem de 23 horas de duração com o objetivo de brigar novamente pelas primeiras posições neste ano.
"Faz dois anos seguidos que conseguimos alcançar o pódio na Rússia, ficando entre os três primeiros, e queremos repetir essa classificação, pois esse é o início de um Mundial longo, com dez etapas", aponta Gugelmin, que ao lado de Varela terminou o campeonato de 2015 na terceira posição. Os campeões foram Nasser Al Attiya (Catar)/Matthieu Baumel (França), com os russos Vladimir Visilyev/Konstantin Zhiltsov em segundo.
Para este início de temporada, Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin vão correr pela equipe russa G-Force Motorsport, de São Petersburgo, de propriedade do russo Boris Gadasin, que já venceu o Baja Floresta do Norte por algumas vezes, antes da prova ter validade pelo campeonato mundial.
"Ao longo do ano passado ele nos fez uma proposta de experimentar o G-Force Proto, um protótipo com motor V8 americano. Decidimos aceitar pela experiência que eles têm no piso com neve, pois novamente estará entre 0 e 20 graus centígrados negativos", conta o piloto Reinaldo Varela, único brasileiro a conquistar dois títulos de Campeão Mundial de Rally Cross Country (2001 e 2012). "Eu e o Reinaldo queremos aperfeiçoar ainda mais nosso desempenho na neve, e por isso a opção de correr em uma equipe local", emendou o navegador.
"A expectativa realmente é a gente aprender um pouco mais sobre andar na neve e no gelo, e por isto escolhemos uma equipe russa para esta primeira prova. Vamos fazer uns treinos junto com eles, então acho que isto vai ajudar bastante no resultado", afirma o experiente Varela. "Sabemos que é um carro bom e se der tudo certo, vamos novamente para o pódio, mas agora queremos subir mais degraus nele", planeja Gugelmin.
O Baja Floresta do Norte vai ser realizado no noroeste da Rússia, com o Prólogo no centro da cidade de Sortavala, a apenas 5 km de distância da fronteira com a Finlândia. As etapas especiais com mais de 170 km atravessarão florestas preservadas de pinheiros das regiões de Sortavala e Suojärvi, na República de Karelia, em estradas na qual é possível passar apenas em um snowmobile, e que será um excelente campo de testes para carros de corrida off-road.
O certame mundial de 2016 tem dez etapas, prosseguindo nos Emirados Árabes Unidos, Catar, Egito, Itália, Espanha, Hungria, Polônia, Marrocos e Portugal.
Calendário da Copa do Mundo FIA de Rally Cross Country 2016:
20 a 22/2 - Baja Rússia - Floresta do Norte
03 a 07/4 - Abu Dhabi Desert Challenge (Emirados Árabes Unidos)
17 a 22/4 - Sealine Cross Country Rally (Catar)
08 a 15/5 - Rali dos Faraós (Egito)
23 a 26/6 - Baja da Itália
22 a 24/7 - Baja da Espanha
11 a 14/8 - Baja da Hungria
25 a 28/8 - Baja da Polônia
03 a 08/10 - Rali do Marrocos
28 a 30/10 - Baja Portalegre - Portugal
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin tem o patrocínio de Divino Fogão e apoios de Blindarte / Temp Clean / Tecmin / Ibis.
Reinaldo Varela vence penúltima etapa do campeonato, enquanto o seu primogênito Rodrigo Varela garante o título de campeão por antecipação. Com o segundo lugar, Bruno Varela mantém a vice-liderança