Capa

Reinaldo Varela

Rally dos Amigos: Bruno Varela pode conquistar o Brasileiro de UTV

Caçula do campeoníssimo Reinaldo Varela já conquistou a Polaris Cup

09.12.2015  |  49 visualizações
Última etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Baja, o Rally dos Amigos costuma ser uma grande festa de congraçamento de final de ano da comunidade do off-road, além de definir o título de algumas categorias de Carros, Motos e UTV, uma das modalidades mais emocionantes e disputadas, que já tem quatro campeões por antecipação: Rodrigo Varela (Pro), Aristides Mafra Júnior (Super Production), Dimas de Melo Pimenta III (Turbo) e Edson Tuzino Nole (Marathon 850). A prova de encerramento da temporada será realizada neste sábado (12/12), na região da Estância Turística de Avaré, a 236 quilômetros da capital paulista.

"O Rally dos Amigos é uma grande festa, onde os pilotos e navegadores de todo o Brasil se encontram. Vai ser bem bacana, ainda mais eu indo com a tranquilidade de que fiz o dever de casa direito, com a conquista do campeonato brasileiro. Agora é esperar o resultado do meu irmão Bruno, para ver se temos mais um campeão brasileiro na família, para fechar a temporada com chave de ouro", torce Rodrigo Varela (Can-Am/Blindarte), filho mais velho do bicampeão mundial de Rally Cross Country Reinaldo Varela (Divino Fogão / Blindarte / Temp Clean / Tecmin / Ibis / Itamotors), que também participará desta prova festiva com uma picape Mitsubishi ao lado do navegador catarinense Gustavo Gugelmin.

Falta a definição apenas na classe mais equilibrada e com mais inscritos da UTV, dedicada aos veículos originais de fábrica, em que cinco pilotos estão na briga. O ponteiro da tabela de classificação da Production é Wander Garcez Ribeiro, mas com o descarte obrigatório dos dois piores resultados a liderança isolada vai para Bruno Varela (Polaris One/Blindarte).

"Estou concentrado para fazer uma boa corrida e conquistar mais um título nacional. Mas quero ganhar esta corrida para não depender de nada e nem de ninguém", avisa o filho caçula do campeoníssimo Reinaldo Varela.

Com apenas 19 anos de idade e em sua primeira temporada completa em rally, Bruno Varela conquistou no final de novembro (28/11) o título de campeão da Polaris Cup, certame nacional de UTV. Além disto, vem de vitória na última corrida realizada pelo Brasileiro de Baja, o que o coloca como o piloto mais vitorioso do certame, com quatro trunfos.

Com o descarte obrigatório dos dois piores resultados Bruno é o líder, com 233 pontos, seguido de André Macedo Corrêa, com 230, Roberto Sampaio, com 225, Wander Garcez Ribeiro, com 221, e Maurício Pena Rocha, com 212 pontos, fechando os cinco dos 21 pilotos da categoria Production que ainda estão brigando pelo título.

"Espero no Rally dos Amigos obter um bom resultado pra trazer mais um título para casa. Posso terminar em segundo para ser campeão, mas o meu Polaris RZR XP 1000 está perfeito e quero fazer igual ao meu irmão mais velho, que comemorou o título dele vencendo na categoria!", planeja o estreante no esporte a motor.

Foi o que fez Rodrigo Varela no Rally Rota Sudeste, onde conquistou por antecipação o título de Campeão Brasileiro de Rally Baja na classe Pro, depois de ter vencido 12 de 14 etapas a bordo de seu Can-Am Maverick Turbo.

Campeão Brasileiro de Quadriciclos no ano passado, Gabriel Varela (Can-Am/Blindarte) já tem garantido o terceiro lugar em sua temporada de estreia em UTV, usando o Can-Am Maverick 1000 XDS na classe Super Production.

"Para um ano de estreia foi bom, pois estou numa categoria muito disputada, com concorrentes que já foram campeões brasileiros ou do Sertões em diversas categorias. Como tudo já está definido, vou com a minha mãe (Nani) como navegadora para nos divertirmos. Com a terceira colocação garantida no campeonato, quero brigar pela vitória no Rally dos Amigos, e torcer pelo título do Bruno, para que o Divino Rally Team termine o ano com mais títulos brasileiros", torce o irmão do meio da Família da Poeira.

A prova final terá 140 quilômetros com diversos tipos de obstáculos, entre eles areia, cascalho, piçarra, erosões e lombas, em meio a trechos sinuosos e de alta velocidade. A prova será muito técnica, com paisagens exuberantes e passará também por áreas de plantação de eucaliptos e cana-de-açúcar.

Programação - 18º Rally dos Amigos - 12 de dezembro - Sábado

Parque de apoio, largadas e chegadas: Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel (EMAPA) - Av. Mario Covas, s/n - Km 252 (trevo principal). Avaré (SP)

8h - Briefing - todas as modalidades
9h - Largada da cidade (prevista) para motos, quadriciclos e UTVs
9h10 - Largada da Especial (prevista) para motos, quadriciclos e UTVs
11h30 - Largada da cidade (prevista) para carros e caminhões
11h40 - Largada da Especial (prevista) para carros e caminhões
12h - Chegada da Especial (prevista) para motos, quadriciclos e UTVs
14h - Previsão de chegada dos carros e caminhões
16h - Premiação motos, quadriciclos e UTVs
17h - Premiação Carros

Pontuação do Brasileiro de Rally Baja - UTV após as 14 primeiras etapas:
Pro -
1) Rodrigo Varela, 342;
2) Leandro Torres, 279;
3) Marcelo Gastaldi, 146
4) Denísio Casarini Filho, 123;
5) André Sawaia, 98;
6) Rafael Braga Pinho, 92;
7) Renato Martins, 86;
8) Pedro Queirolo, 71;
9) Vinicius Proença Rosa, 42;
10) Rodrigo de Melo Pimenta, 20.

Super Production -
1) Aristides Mafra Junior, 297;
2) José Hélio Rodrigues F., 288;
3) Gabriel Varela, 240;
4) Erik Donatto, 175;
5) Daniel Guerra Costa, 172;
6) Renato Meinberg, 148;
7) Richard James Carida, 137;
8) Gilberto Mayorga Jr., 119;
9) Henrique Gutierrez, 103;
10) Vinicius Gomes da Silva, 85.

Production -
1) Wander Garcez Ribeiro, 248;
2) Roberto Sampaio, 242;
3) Bruno Varela, 241;
4) André Macedo Corrêa, 238;
5) Maurício Pena Rocha, 213;
6) Luiz Batista de Azevedo, 170;
7) Helena Deyama, 150;
8) Marcelo Carquejo, 147;
9) Rodrigo Cordaro, 131;
10) Marcelo Mistrorigo, 121.

Curta www.facebook.com/DivinoFogaoRallyTeam
Leia também...
08.12.2018

Bruno Varela garante o vice-campeonato e faz dobradinha com Rodrigo, o seu irmão mais velho

03.12.2018

Rodrigo Varela conquistou por antecipação o título na categoria UTV. Seu irmão caçula Bruno Varela briga pelo vice.

21.11.2018

Atuais campeões, brasileiros utilizarão novamente o UTV Can-Am Maverick X3 para buscar o bicampeonato

11.11.2018

Reinaldo Varela vence penúltima etapa do campeonato, enquanto o seu primogênito Rodrigo Varela garante o título de campeão por antecipação. Com o segundo lugar, Bruno Varela mantém a vice-liderança