Rally dos Amigos: Pai, mãe e três filhos da Família da Poeira vão competir
Família da Poeira vai correr completa pela primeira vez
(Foto: Donizetti Castilho/DFotos)
Nani Varela vai fazer a sua primeira corrida
(Foto: Donizetti Castilho/DFotos)
Nani Varela está estreando à convite de Gabriel Varela (no seu lado esquerdo)
(Foto: Donizetti Castilho/DFotos)
Sábado de decisão para a Família da Poeira
(Foto: Donizetti Castilho/DFotos)
Nani Varela estreia competindo em rally, ao lado dos filhos Rodrigo, Gabriel e Bruno, e do marido Reinaldo Varela, reforçando o Divino Fogão Rally Team.
07.12.2015
|
231 visualizações
É geralmente aos finais de semana que as famílias têm por hábito vestirem as melhores roupas para fazer passeio no shopping, no parque, na igreja, almoçar em bons restaurantes ou visitar a casa da vovó, não é mesmo?
Pois bem, mas para toda regra há sempre uma exceção. Há aquelas que se reúnem para sujar a roupa, o calçado e o rosto enfrentando a poeira e a lama enquanto se divertem. A "Família da Poeira" será uma das grandes atrações do Rally dos Amigos, realizado neste sábado (12/12) em Avaré, estância turística no interior de São Paulo.
Já conhecidos no meio do off-road, os quatro competidores da Família da Poeira disputam vitórias e títulos em suas respectivas categorias, liderados pelo bicampeão mundial de Rally Cross Country Reinaldo Varela (Divino Fogão / Blindarte / Temp Clean / Tecmin / Ibis / Itamotors), pilotando uma picape Mitsubishi, junto com os seus filhos Rodrigo (Can-Am/Blindarte), Gabriel (Can-Am/Blindarte) e Bruno (Polaris One/Blindarte), conduzindo os ágeis UTVs.
Na etapa de encerramento do Campeonato Brasileiro de Rally Baja o Divino Fogão Rally Team apresenta um reforço: Nani Varela, esposa de Reinaldo e mãe dos três jovens vai estrear competindo.
"É uma satisfação muito grande pela primeira vez ter 100% da família correndo juntos nas trilhas. Vai ser bem divertido e vamos guardar uma bela recordação. O que espero é que todos terminem sorridentes e comemorando o ano maravilhoso que foi para a Família da Poeira", já comemora Reinaldo Varela.
"A Nani sempre foi mais do que uma esposa e mãe. Ela é minha companheira nos ralis desde que nos conhecemos, já pus ela em muita roubada, mas é a primeira vez que ela irá competir. O mais importante é que nós cinco continuamos unidos e fazendo o que gostamos", continuou o patriarca.
"O Rally sempre nos aproximou. Eu costumava fazer levantamento e até treinei algumas vezes com o Reinaldo, mas nunca participei de uma corrida e agora terei esta oportunidade", relembra Nani.
PRESENTE DO FILHO
O convite para a estreia de Nani partiu de Gabriel, o seu filho do meio, Campeão Brasileiro de Rally Cross Country e de Rally Baja, além de ter sido eleito o melhor piloto de Quadriciclos em 2014, e que neste ano assumiu um novo desafio estreando de UTV, onde foi o vice-campeão do Rally dos Sertões e garantiu por antecipação a terceira posição no campeonato brasileiro, na classe Super Production.
"Como já tá tudo definido pra mim, e como nesta semana foi aniversário da minha mãe, dei de presente o meu banco do lado, e ela vai como minha navegadora e pela primeira vez a família toda vai competir", sorriu o piloto de 20 anos de idade, como se tivesse aprontado uma traquinagem.
"Quando o Gabriel me convidou fiquei muito feliz e aceitei na hora. Agora estou me preparando e minha expectativa é que toda a família termine a prova para comemorarmos junto a minha estreia", comenta a zelosa mãe, que também ajuda na pilotagem dos negócios familiares, na rede de restaurantes de comida de fazenda Divino Fogão.
"Vai se bem legal, uma experiência nova pra mim, que vou ter que acelerar com cautela, sabendo que estou com a mãe do lado, né. Vamos lá, vamos pra cima fazer o máximo para sair com o melhor resultado possível em Avaré, e se der a primeira colocação vai ser um presente muito especial tanto pra mim, como para ela", acredita o piloto do Can-Am Maverick 1000 XRS.
O primogênito Rodrigo já garantiu por antecipação o título de Campeão Brasileiro de Rally Baja na classe Pro, onde competem os UTVs mais rápidos, com uma campanha em que levou o seu Can-Am Maverick Turbo a 12 vitórias em 14 provas realizadas até agora.
"Vai ser bem bacana a família inteira estar correndo num rally. O grid de casa está quase completo, faltam só os cachorros", diverte-se o rapaz de 24 anos de idade. "Vai ser uma festa maravilhosa, só alegria, temos apenas motivos para comemorar e se divertir", garante.
O piloto mais novo da Família da Poeira estreou no rally neste ano com um Polaris RZR XP 1000, e recentemente sagrou-se campeão da Polaris Cup, certame monomarca nacional. Bruno Varela lidera o Brasileiro de Rally Baja na classe Production - para veículos originais de fábrica -, com os dois descartes obrigatórios, e poderá comemorar outro título neste final de semana de festas.
"Muito legal correr a família toda na mesma prova. Eu não posso me distrair muito com isso, pois preciso me concentrar para fazer uma corrida linda e sair campeão de mais um campeonato brasileiro", avisa rapidamente o jovem de 19 anos de idade.
A matriarca-coruja Nani Varela sempre apoiou o seu marido e filhos no esporte, pois conheceu Reinaldo quando ele já estava competindo no rally. "Acompanhar o rali sempre foi uma diversão, onde fizemos amigos e conhecemos lugares. A cada mês uma viagem e muitas aventuras. E assim nossa família está sempre se divertindo na poeira e na lama. Fomos contaminados por esse esporte que une nossa família. Minha felicidade é ver o Reinaldo e os garotos nesse mundo sadio. Realizo-me vendo que estamos todos juntos", emociona-se a estreante.
Programação - 18º Rally dos Amigos - 12 de dezembro - Sábado
Parque de apoio, largadas e chegadas: Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel (EMAPA) - Av. Mario Covas, s/n - Km 252 (trevo principal). Avaré (SP)
8h - Briefing - todas as modalidades
9h - Largada da cidade (prevista) para motos, quadriciclos e UTVs
9h10 - Largada da Especial (prevista) para motos, quadriciclos e UTVs
11h30 - Largada da cidade (prevista) para carros e caminhões
11h40 - Largada da Especial (prevista) para carros e caminhões
12h - Chegada da Especial (prevista) para motos, quadriciclos e UTVs
14h - Previsão de chegada dos carros e caminhões
16h - Premiação motos, quadriciclos e UTVs
17h - Premiação Carros
Reinaldo Varela vence penúltima etapa do campeonato, enquanto o seu primogênito Rodrigo Varela garante o título de campeão por antecipação. Com o segundo lugar, Bruno Varela mantém a vice-liderança