Capa

Reinaldo Varela

Rally Serra Azul: Irmãos Varela voltam a brigar por vitórias no Brasileiro de Baja

Rodrigo Varela é o líder na categoria Pro. Seus irmãos Gabriel e Bruno estão entre os três melhores colocados em suas respectivas classes no UTV.

08.09.2015  |  323 visualizações
Depois de mais de 30 dias de inatividade, após a disputa do Rally dos Sertões, a comunidade nacional do off-road de competição disputa neste final de semana (12 e 13 de setembro) o Rally Serra Azul, válido pelas nona e décima etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Baja, na região de Itupeva e Indaiatuba, a cerca de 70 quilômetros da capital paulista. E como em toda a temporada, os irmãos Varela devem ser atração novamente, e a expectativa é dos três andarem entre os primeiros em suas respectivas classes na categoria UTV.

Vencedor da última Especial, e único piloto a ganhar mais de uma etapa de UTV no Rally dos Sertões deste ano, Rodrigo Varela (Can-Am/Blindarte) terminou a prova mais importante do ano em segundo na classe Turbo. Mas agora quer retomar o caminho da vitória no Campeonato Brasileiro de Rally Baja.

"A expectativa é muito boa, ainda mais numa prova próxima de São Paulo, onde os familiares e amigos comparecem para prestigiar a gente. A prova é bem legal, anda em bastante tipo de terreno, gosto de andar no Serra Azul", comentou o filho mais velho do bicampeão mundial de rally cross country Reinaldo Varela. A concentração do evento será no Shopping Serra Azul, e as vistorias técnicas na sexta-feira (11) e premiação no domingo (13) serão no Quality Resort & Convention, na Rodovia dos Bandeirantes km 72.

"Mudamos a configuração do meu UTV de prova longa como o Rally dos Sertões, para curta como o Baja. O Can-Am Maverick Turbo está bem alinhado, testado e está muito bom de andar. Estamos brigando no campeonato e meu objetivo será tentar vencer nos dois dias para abrir uma folga maior. É o terceiro ano em que o título deve ser decidido só na última etapa, no último dia e na última volta, mas se possível, quero antecipar um pouco isto", planeja Rodrigo, que lidera o certame nacional com certa folga, ao somar 195 pontos, 42 a mais que Leandro Torres, o segundo colocado, após vencer sete das oito provas na classe Pro.

Irmãos mais jovens vão atrás da liderança

A competição terá um roteiro total de cerca de 450 quilômetros, composto por deslocamento inicial de 40 quilômetros, duas Especiais por dia, com cerca de 73 quilômetros cada, e 37 quilômetros de deslocamento final. No domingo ainda haverá um Super Prime em circuito ao lado do Shopping Serra Azul em um circuito previsto de 18 quilômetros de extensão.

"A prova é pertinho de São Paulo e por isso vamos contar com a torcida da família toda e dos amigos. Já venci o Rally Serra Azul algumas vezes de Quadriciclo e gosto bastante", diz Gabriel Varela (Can-Am/Blindarte), terceiro colocado no Brasileiro da classe Super Production de UTV em seu ano de estreia na modalidade.

O percurso será bem mesclado, com piso predominante duro, de terra batida, com trechos de areia, piçarras e cascalho em meio a plantações de cana e batata, com poucas erosões. Haverá muita navegação, uma vez que dentro do trecho cronometrado existem inúmeras estradas, levando a diversas mudanças de direção na planilha.

"Como serão duas voltas curtinhas por dia, o negócio será acelerar bastante, não vai dar para poupar nada. O meu Can-Am Maverick 1000 XRs está pronto e estamos bem preparados. Viemos de um excelente resultado no Rally dos Sertões, segundo na Geral, então vamos pra cima", admite. O líder na Super Production é Aristides Mafra Junior, com 197 pontos, seguido de Zé Hélio Rodrigues Filho, com 166, e Gabriel Varela, que computa 141.

Depois de estrear no rally justamente no Serra Azul do ano passado, o mais novo piloto da família Varela já liderou o Brasileiro deste ano na classe Production de UTV, após duas vitórias, foi segundo colocado na Super Production no difícil Rally dos Sertões, e venceu a última etapa da Polaris Cup e assumiu a ponta deste certame monomarca. Por isto, a expectativa de Bruno Varela (Polaris One/Blindarte) é brigar novamente pelas vitórias.

"Estamos muito bem neste segundo semestre, passando por um bom momento e vamos com tudo. Estou bem preparado, o meu o meu Polaris RZR XP 1000 está excelente e vou buscar a vitória nestas duas etapas para voltar a subir no campeonato e continuar na briga direta pelo título", afirma convicto o piloto de 18 anos de idade, que está em terceiro na tabela de classificação, apenas dois pontos atrás de Rodrigo Cordaro, o vice-líder, e de 14 de desvantagem para o líder Wander Garcez Ribeiro.

Programação do Rally Serra Azul:
Sábado, 12/09
9h30 - Largada
Local: Quality Resort & Convention Center Itupeva (Rodovia dos Bandeirantes - Km 72, s/nº - Sentido São Paulo)
16h00 - Super prime
19h00 - Briefing
Local: Sacramento Outlet Premium - em frente ao Shopping Serra Azul

Domingo, 13/09
08h00 - Largada
Local: Quality Resort & Convention Center Itupeva
13h00 - Super Prime
16h00 - Premiação
Local: Quality Resort & Convention Center Itupeva

Pontuação do Campeonato Brasileiro de Rally Baja - UTV após as oito primeiras etapas:
Pro -
1) Rodrigo Varela, 195;
2) Leandro Torres, 153;
3) Marcelo Gastaldi, 101;
4) André Sawaia, 98;
5) Rafael Braga Pinho, 92.

Super Production -
1) Aristides Mafra Junior, 197;
2) José Hélio Rodrigues F., 166;
3) Gabriel Varela, 141;
4) Richard James Carida, 119;
5) Gilberto Mayorga Jr., 103.

Production -
1) Wander Garcez Ribeiro, 142;
2) Rodrigo Cordaro, 130;
3) Bruno Varela, 128;
4) André Macedo Corrêa, 128;
5) Maurício pena Rocha, 127.

Curta www.facebook.com/DivinoFogaoRallyTeam
Leia também...
08.12.2018

Bruno Varela garante o vice-campeonato e faz dobradinha com Rodrigo, o seu irmão mais velho

03.12.2018

Rodrigo Varela conquistou por antecipação o título na categoria UTV. Seu irmão caçula Bruno Varela briga pelo vice.

21.11.2018

Atuais campeões, brasileiros utilizarão novamente o UTV Can-Am Maverick X3 para buscar o bicampeonato

11.11.2018

Reinaldo Varela vence penúltima etapa do campeonato, enquanto o seu primogênito Rodrigo Varela garante o título de campeão por antecipação. Com o segundo lugar, Bruno Varela mantém a vice-liderança