Capa

Reinaldo Varela

Rally dos Sertões: Reinaldo Varela continua dominando entre os Carros.

Os três filhos de Varela estão entre os 10 na categoria UTV: Rodrigo está em terceiro na classe Turbo, Gabriel está em terceiro e Bruno em oitavo na classe Super Production.

03.08.2015  |  211 visualizações
Três dias de disputas do Rally dos Sertões e a dupla Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin (Divino Fogão / Blindarte / Temp Clean / Tecmin / Ibis / Itamotors) continua dominando. Nesta segunda-feira eles venceram a Especial cronometrada de apenas 150,02 km entre Rio Verde e Itumbiara, em Goiás, com folga de 1min07s sobre Cristian Baumgart/Beco Andreotti, que terminaram em segundo. Com isto, depois de 700 km percorridos, no tempo acumulado a dupla que disputa regularmente o Campeonato Mundial de Rally Cross Country lidera com 3h22min51s6, vantagem de 6min56s sobre Guiga Spinelli/Youssef Haddad, que estão na vice-liderança da prova.

"Foi tudo bem novamente. Hoje a Especial foi bem rápida, mas andamos tranquilos e não forçamos muito o carro", comentou o bicampeão mundial de rally cross country, que busca a sua segunda vitória na Geral no Rally dos Sertões.

Na categoria UTV os filhos de Reinaldo Varela também estão se dando bem, fazendo jus ao título de "Família da Poeira". Rodrigo (Can-Am/Blindarte), o mais velho e experiente terminou o dia em segundo na classe Turbo, e sustenta a terceira posição na competição com apenas 2min14 de desvantagem para Vinicius Mota/Rafael Schimuk.

"Deu tudo certo e não tivemos nenhum problema no nosso Can-Am Maverick Turbo. Estamos bem perto do líder e amanhã (terça-feira), como a Especial será longa, vamos poupar o veículo, pois na quarta-feira teremos a etapa Maratona", assegura o piloto que lidera com folga o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e, por isto é um dos favoritos à vitória na prova mais importante da temporada.

Ex-piloto de quadriciclo, Gabriel (Can-Am/Blindarte) já dá mostras de que está bem adaptado ao UTV. Ele foi quarto na classe Super Production e também sustenta o terceiro posto na classificação acumulada, a 6min55s dos líderes Bruno Sperancini/Lourival Roldan.

"A Especial foi muito rápida, com mais de 70 km de reta em estradão com chão duro. Se alguém colocasse um km por hora a mais de velocidade já daria uma boa diferença no final da Especial. Não tivemos nenhum problema no Can-Am Maverick 1000 XRS e também não forçamos demais, andamos bem e com segurança. O Gabriel Morales não errou a navegação e não tomamos nenhuma penalidade", relatou.

"O rally começa mesmo amanhã (terça-feira), pois teremos quase 300 km de Especial num dia bem longo. Então, queremos chegar inteiros em São Simão", avisa Gabriel. A terceira Especial será a mais longa deste ano. O roteiro inicia com subida de serra estreita e sinuosa, seguindo por estradas com lombas de todos os tamanhos. Depois da metade a competição fica sinuosa e travada, com trechos de trial e depois segue para uma área de lavouras de cana-de-açúcar de alta velocidade, com piso misto de piçarra e areia. No final os competidores encontrarão estradinhas de cascalho.

O mais novo da ‘Família da Poeira’ já desperta a atenção com a sua ousadia na temporada de estreia. Na segunda-feira Bruno (Polaris One/Blindarte) foi o nono na classe Super Production, mas ganhou duas posições no acumulado e ocupa o oitavo posto.

"Está bem legal a nossa estreia. Estamos cometendo alguns erros e sofrendo um pouco como qualquer estreante, mas estamos aprendendo aos poucos. No começo da Especial demos uma errada em uma curva e ainda ficamos enroscados em uma cerca", contou o caçula ao lado do seu navegador Mayckon Padilha, que já planejou o ritmo para o quarto dia do Rally dos Sertões. "Será uma Especial bem grande e cansativa. Então, vamos poupar um pouco o nosso Polaris RZR XP 1000 para chegar bem e continuar melhorando".

Nesta quarta-feira o Rally dos Sertões segue de Itumbiara para São Simão, ainda no estado de Goiás, para percorrer 503,37 km, sendo que 295,05 km serão cronometrados. A competição termina no próximo sábado (08/8) em Foz do Iguaçu (PR), depois de atravessar também os Estados de Mato Grosso do Sul e uma pequena parte de São Paulo para percorrer 2.875,79 quilômetros no total.

Confira a programação e roteiro do Rally dos Sertões 2015:
04/08 - Etapa 3
Itumbiara (GO) - São Simão (GO)
Deslocamento inicial: 143 km
Trecho cronometrado: 295,05 km
Deslocamento final: 65,32 km
Total do dia: 503,37 km

05/08 - Etapa 4
São Simão (GO) - Três Lagoas (MS)
Deslocamento inicial: 147,13 km
Trecho cronometrado: 240,06 km
Deslocamento final: 39,59 km
Total do dia: 426,78 km

06/08 - Etapa 5 (Maratona)
Três Lagoas (MS) - Euclides da Cunha Paulista (SP)
Deslocamento inicial: 142,06 km
Trecho cronometrado: 291,16 km
Deslocamento final: 154,04 km
Total do dia: 587,26 km

07/08 - Etapa 6
Euclides da Cunha Paulista (SP) - Umuarama (PR)
Deslocamento inicial: 26,96 km
Trecho cronometrado: 199,32 km
Deslocamento final: 89,84 km
Total do dia: 316,12 km

08/08 - Etapa 7
12h às 18h - Chegada à Usina de Itaipu
20h - Cerimônia de Premiação e Festa de Encerramento
Local: Ono Music Hall
Av. Rosa Cirilo de Castro, 85 - Foz do Iguaçu (PR)

Umuarama (PR) - Foz do Iguaçu (PR)
Deslocamento inicial: 200,56 km
Trecho cronometrado: 120,54 km
Deslocamento final: 25,05 km
Total do dia: 346,15 km

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin têm o apoio de Divino Fogão / Blindarte / Temp Clean / Tecmin / Ibis / Itamotors.

Curta www.facebook.com/DivinoFogaoRallyTeam
Leia também...
08.12.2018

Bruno Varela garante o vice-campeonato e faz dobradinha com Rodrigo, o seu irmão mais velho

03.12.2018

Rodrigo Varela conquistou por antecipação o título na categoria UTV. Seu irmão caçula Bruno Varela briga pelo vice.

21.11.2018

Atuais campeões, brasileiros utilizarão novamente o UTV Can-Am Maverick X3 para buscar o bicampeonato

11.11.2018

Reinaldo Varela vence penúltima etapa do campeonato, enquanto o seu primogênito Rodrigo Varela garante o título de campeão por antecipação. Com o segundo lugar, Bruno Varela mantém a vice-liderança