Baja Itália: Brasileiros Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin voltam ao palco de vitória
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin querem o pódio
(Foto: Marian Chytka)
Reinaldo Varela em ação
(Foto: Marian Chytka)
Reinaldo Varela (E) e Gustavo Gugelmin (D) feliz em voltar para a Itália
(Foto: Sanderson Pereira)
Campeonato Mundial termina a sua primeira metade e os brasileiros estão em quinto na classificação
21.06.2015
|
43 visualizações
Palco da principal vitória brasileira no Campeonato Mundial de Rally Cross Country, Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin (Divino Fogão / Blindarte / Temp Clean / Tecmin / Ibis / Itamotors) seguiram para a província de Pordenone, nordeste da Itália, onde venceram no Geral o Baja Itália em 2013. Agora eles voltam para finalizar a primeira metade da temporada 2015, quinta etapa que será disputada de 26 a 28 de junho, e esperam repetir o sucesso para melhorarem a quinta posição na categoria T1.1.
"É uma prova que gostamos muito, a gente se identifica bastante com o piso que já conhecemos bem, e estamos indo pra buscar o pódio. É uma prova que já vencemos e queremos outro excelente resultado", confia Reinaldo Varela, que conquistou seu primeiro título mundial de Rally Cross Country em 2001, que repetiu em 2012.
A prova irá se desenvolver nas belas paisagens oferecidas pelos típicos solos secos dos rios Meduna, Cosa e Tagliamento, e no grande salto perto de Rauscedo, onde geralmente os fãs lotam a área. "A prova da Itália é um rally muito gostoso, feito no meio do leito de rio seco. No inverno as montanhas congelam e o rio fica seco, e no alto verão, com o degelo o rio volta a ter vida", explicou o navegador catarinense.
"Estes leitos tem muito pedregulho redondo, que torna a dirigibilidade difícil, pois o piso é muito escorregadio. Mas eu me adapto bem a esta condição, pois já corri muito na América do Sul nesta situação", avalia o experiente piloto, com quase 350 provas de Rally em seu currículo.
A abertura do evento será na sexta-feira com a Super Especial Memorial Caco Azzaretti com 11,8 km. No sábado, serão duas Especiais de 101 km cada e no domingo os participantes irão à direção oposta, em mais duas Especiais também de 101 km. No total serão percorridos 639,7 km, sendo 415,8 km cronometrados em cinco Especiais.
"É uma prova que eu e o Reinaldo sempre nos damos muito bem. É parecida com algumas provas brasileiras, mais o nosso chão, não tem areia", aponta Gugelmin. "Estamos com um carro competitivo, espero que corra tudo bem e a gente repita os bons resultados", encerra Varela.
Programação (horário de Brasília) do Baja Itália:
Sexta-feira - 26/6
14h00 - Largada da 1ª Especial - Memorial Caco Azzaretti - 11,8 km
Sábado - 27/6
03h30 - Largada da 2ª Especial - San Lorenzo - 101 km
08h30 - Largada da 3ª Especial - San Lorenzo - 101 km
Domingo - 28/6
05h30 - Largada da 4ª Especial - Codroipo - 101 km
10h15 - Largada da 5ª Especial - Codroipo - 101 km
Classificação do Mundial de Rally Cross Country: 1) Vladimir Vasilyev (RUS)/Konstantin Zhiltsov (RUS) Mini All4 Racing, 155 pontos; 2) Nasser Al-Attiyah (QAT)/Matthieu Baumel (FRA) Mini All4 Racing, 120; 3) Yazeed Al-Rajhi (SAU)/Timo Gottschalk (ALE) Overdrive Toyota Hilux e Marek Dabrowski (POL)/Jacek Czachor (POL) Overdrive Toyota Hilux, 66; 5) Reinaldo Varela (BRA)/Gustavo Gugelmin (BRA), Overdrive Toyota Hilux e Erik Van Loon (HOL)/Wouter Rosegaar (HOL), Mini All4 Racing, 64; 7) Miroslav Zapletal (CZE)/Maciej Marton (POL), H3 Evo VII, 56; 8) Harry Hunt (Inglaterra)/Andreas Schulz (Alemanha), 32; 9) Tapio Suominen/Toni Nasman (Finlândia), 30; 10) Adam Malysz/Rafal Marton, (Polônia), 28 pontos.
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin tem o apoio de Divino Fogão / Blindarte /
Reinaldo Varela vence penúltima etapa do campeonato, enquanto o seu primogênito Rodrigo Varela garante o título de campeão por antecipação. Com o segundo lugar, Bruno Varela mantém a vice-liderança