Capa

Reinaldo Varela

Mundial de Rally: Brasileiros Varela/Gugelmin sobem no pódio na Rússia

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin terminaram em terceiro a etapa de abertura da Copa Mundial de Rally Cross Country.

22.02.2015  |  38 visualizações
A dupla brasileira Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin (Divino Fogão / Blindarte / Temp Clean / Tecmin / Ibis / Itamotors) começou bem a Copa do Mundo de Rally Cross Country. Campeões mundiais da modalidade em 2012, eles terminaram o Baja Rússia - Floresta do Norte, etapa de abertura do certame disputada sob intenso frio no último final de semana (21 e 22/2), subindo ao pódio na terceira colocação pelo segundo ano consecutivo.

"Correr na neve tem muito macete. Só quem foi criado no gelo tem esta experiência. Nossa dificuldade foi a grande quantidade de neve e temos muito o que aprender a pilotar com sensação térmica de 15 graus negativos. Então, acho que foi muito bom, um resultado excelente fora de nossa praia em um mundial tão longo e exigente", comentou o piloto Reinaldo Varela, que conquistou o seu primeiro título mundial em 2001.

A vitória ficou com os finlandeses Tapio Suominen/Toni Nasman (Toyota Hilux), que fizeram os 325,59 km de Especiais na República de Karelia (Rússia) em 3h37min10s, deixando os russos Vladimir Vasilyev/Konstantin Zhiltson (Mini All4 Racing), atuais campeões mundiais, a 1min07s. Única dupla do Continente Americano inscrita na exigente prova, Varela/Gugelmin (Toyota Hilux) ficaram a 7min17s dos vencedores.

"A Especial hoje (domingo) estava mais lisa, porque passaram a máquina de gelo em todo o percurso. Então, tivemos que andar com muita concentração e tomr muita cautela para nos manter no resultado. Da metade em diante o carro não parava nas curvas fechadas e estreitas, era o tempo todo tomando bastante cuidado para não ficar fora do rally. E isto porque a preparação feita pela Overdrive em nosso carro estava muito boa para esse piso, não tivemos nenhum problema técnico", explicou o navegador catarinense Gustavo Gugelmin.

Segunda etapa da Copa do Mundo de Rally Cross Country, o Abu Dhabi Desert Challenge será realizado de 27 de março a 2 de abril.

O resultado da 1ª etapa do Mundial de Cross Country foi:
1) Tapio Suominen/Toni Nasman (Finlândia), Toyota Hilux, 3h37min10s;
2) Vladimir Vasilyev/Konstantin Zhiltson (Rússia), Mini All4 Racing, a 1min07s;
3) Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin (Brasil), Toyota Hilux, a 7min17s;
4) Miroslav Zapletal (Rep. Checa)/Maciej Marton (Polônia), H3 Evo 7, a 12min01s;
5) Erik Van Loon/Wouter Rosegaar (Holanda), Mini All4 Racing, a 13min28s;
6) Andrey Novikov/Vladimir Novikov (Rússia), G-Force Proto, a 15min52s;
7) Evgeniy Firsov/Vadim Filatov (Rússia), Nissan Datsun, a 26min45s;
8) Yuriy Sazonov/Arslan Sakhimov (Casaquistão), Hummer H3 Evo, 35min26s;
9) Marek Dabrowski/Jacek Czachor (Polônia), Toyota Hilux, a 40min41s;
10) Dmitriy Filonets/Andrey Russov (Casaquistão), Toyota H3 Evo, a 41min49s.

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin tem o patrocínio de Divino Fogão e apoios de Blindarte / Temp Clean / Tecmin / Ibis / Itamotors.
Leia também...
08.12.2018

Bruno Varela garante o vice-campeonato e faz dobradinha com Rodrigo, o seu irmão mais velho

03.12.2018

Rodrigo Varela conquistou por antecipação o título na categoria UTV. Seu irmão caçula Bruno Varela briga pelo vice.

21.11.2018

Atuais campeões, brasileiros utilizarão novamente o UTV Can-Am Maverick X3 para buscar o bicampeonato

11.11.2018

Reinaldo Varela vence penúltima etapa do campeonato, enquanto o seu primogênito Rodrigo Varela garante o título de campeão por antecipação. Com o segundo lugar, Bruno Varela mantém a vice-liderança