Capa

Reinaldo Varela

Mundial de Rally: Brasileiros ficam em quarto no primeiro dia

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin fizeram o quarto tempo na Especial de abertura da Copa Mundial de Rally Cross Country na Rússia.

21.02.2015  |  28 visualizações
A dupla brasileira Reinaldo Varela (Divino Fogão / Blindarte / Temp Clean / Tecmin / Ibis / Itamotors) / Gustavo Gugelmin estabeleceu neste sábado (231/2) o quarto melhor tempo na Especial cronometrada de abertura da Copa Mundial de Rally Cross Country, na Rússia. Os campeões mundiais de Rally Cross Country em 2012 ficaram 3min01s atrás dos finlandeses Tapio Lauronen/Forsell Tuomo (Mitsubishi Pajero), vencedores do dia que cobriram os 158,06 km de neve em 1h48min15s.

"Fizemos uma Especial bem caprichada e deu certo. Como largamos atrás, perdemos muito tempo para efetivar as ultrapassagens, pois com o paredão de neve que se formou ao lado do trilho não tínhamos muito espaço para as manobras. De qualquer maneira foi um excelente resultado para quem corre apenas pela segunda vez neste tipo de piso", comemorou Reinaldo Varela, piloto que no ano passado, estreando na neve subiu ao pódio em terceiro nesta mesma prova. "Fizemos uma boa Especial, não cometemos nenhum erro. Nós passamos limpamente alguns carros, tivemos um pouco de tráfego, mas no geral foi perfeito", emendou o navegador Gustavo Gugelmin.

Os brasileiros largaram da 13ª posição no Baja Rússia - Floresta do Norte, depois de terem rodado no final do Prólogo na sexta-feira (20/2), pois pegaram uma das piores situações de piso com neve semi-derretida, e com isto começaram a prova com uma desvantagem de 54 segundos.

"Nós fomos os quintos a largar para o Prólogo e ainda não existia um caminho. Pegamos a neve começando a derreter e, então, parecia um largo e grande lamaçal, muito difícil de deixar o carro andando reto. Acabei rodando na reta quase no final", conformou-se Varela.

"Estávamos indo muito bem. No final do Prólogo, rodamos em plena reta e quase capotamos. Perdemos muito tempo, demoramos mais de 30 segundos para religar o motor, manobrar e voltar para a prova", explicou o navegador catarinense Gustavo Gugelmin.

No resultado acumulado, com a somatória dos tempos do Prólogo e da primeira Especial, Varela/Gugelmin estão em quinto no Baja Rússia - Floresta do Norte. Em primeiro estão os finlandeses Tapio Suominen/Toni Nasman, com 3min27s de vantagem sobre a única dupla do Continente Americano inscrita na prova.

As 39 duplas de 10 países continuarão enfrentando temperaturas próximas dos 10 graus negativos neste domingo (23/2), quando atravessarão florestas preservadas das regiões de Sortavala e Suojärvi, na República de Karelia, apenas 5 km de distância da fronteira com a Finlândia, para cumprir a última Especial, de Vyarsilya à Yanisyarvi, com 159 km cronometrados e 35 km de deslocamento final, completando os 392 km de prova.

"A única vantagem que teremos é que amanhã vamos largar em quarto. Mas é difícil acompanhar os russos e principalmente os finlandeses na neve, onde são muito experientes. Andamos o tempo todo em cima do fio da navalha, não dá tempo nem de olhar o painel. Não podemos tirar os olhos da trilha nem por um segundo. É muito estressante", avisa o piloto apoiado por Divino Fogão / Blindarte / Temp Clean / Tecmin / Ibis / Itamotors, indicando que os quatro primeiros colocados são destes países.

Os mais rápidos no primeiro dia (21/2) foram:
1) Tapio Lauronen/Tuomo Forsell (Finlândia), Mitsubshi Pajero, 1h48min15;
2) Jouni Ampuja/Markku Hurskainen (Finlândia), Mitsubishi Pajero Evo, a 05s;
3) Tapio Suominen/Toni Nasman (Finlândia), Toyota Hilux, a 23s;
4) Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin (Brasil), Toyota Hilux, a 3min01s;
5) Vladimir Vasilyev/Konstantin Zhiltson (Rússia), Mini All4 Racing, a 3min19s;
6) Miroslav Zapletal (Rep. Checa)/Maciej Marton (Polônia), H3 Evo 7, a 5min49s;
7) Erik Van Loon/Wouter Rosegaar (Holanda), Mini All4 Racing, a 9min31s;
8) Andrey Novikov/Vladimir Novikov (Rússia), G-Force Proto, a 10min07s;
9) Marek Dabrowski/Jacek Czachor (Polônia), Toyota Hilux, a 12min35s;
10) Aldis Villcane/Daira Villcane (Rússia), Mitsubishi Evo, a 12min54s.

Programação do Baja Rússia (horário de Brasília):
22/2 - Domingo
6h10 - Largada SS3 - Vyarsilya/Yanisyarvi - 159 km - Deslocamento 35 km
11h30 - Chegada no podium
14h30 - Publicação do resultado

Acompanhe em www.northern-forest.ru

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin tem o patrocínio de Divino Fogão e apoios de Blindarte / Temp Clean / Tecmin / Ibis / Itamotors.
Leia também...
08.12.2018

Bruno Varela garante o vice-campeonato e faz dobradinha com Rodrigo, o seu irmão mais velho

03.12.2018

Rodrigo Varela conquistou por antecipação o título na categoria UTV. Seu irmão caçula Bruno Varela briga pelo vice.

21.11.2018

Atuais campeões, brasileiros utilizarão novamente o UTV Can-Am Maverick X3 para buscar o bicampeonato

11.11.2018

Reinaldo Varela vence penúltima etapa do campeonato, enquanto o seu primogênito Rodrigo Varela garante o título de campeão por antecipação. Com o segundo lugar, Bruno Varela mantém a vice-liderança