Capa

Reinaldo Varela

Rally dos Amigos: Com dois títulos, família Varela ainda pode conquistar mais

Rodrigo nos UTVs e Gabriel no Quadriciclos podem acumular mais títulos

11.12.2014  |  160 visualizações
A temporada nacional de off-road termina neste final de semana (13/12) com a disputa da 17ª edição do Rally dos Amigos, em Avaré, balneário distante 263 quilômetros da capital paulista. A prova será válida pela 4ª etapa do Sertões Series, 10ª do Campeonato Brasileiro de Rally Baja e 15ª do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country.

Depois de ter conquistado o vice-campeonato do Brasileiro de Rally Cross Country, e com o vice-campeonato do Rally Baja praticamente assegurado, Rodrigo Varela (Divino Fogão/Can-Am/Bike Box/Blindarte) ainda quer tentar o título máximo da categoria UTV, a modalidade que mais cresce no rali brasileiro.

"Estou precisando da vitória e que o Nuno (Fojo) não termine bem colocado para conquistar o título. Então, vou ter que fazer a lição de casa, acelerar e esperar o rally terminar pra ver o que deu no campeonato", confia o piloto, que tem 189 pontos no Baja, contra 193 de Nuno Fojo.

A prova terá 138,70 km de trechos cronometrados em terreno arenoso, com setores de cascalho e piçarra. O deslocamento inicial terá 7,40 km e final 2,30 km. "O Rally dos Amigos é uma prova tradicional, onde todo mundo já conhece bem o piso e por isto é bem complicado tentar algo mais ousado. É uma prova curta, de apenas um dia e não tem como fazer nada diferente. Estarei batalhando porque tenho chance matemática de ser campeão em dois campeonatos", diz Rodrigo Varela, que lidera o Sertões Series com 59 pontos, apenas dois de vantagem sobre Zé Hélio.

Fazendo apenas a sua terceira corrida de rally com UTV, Bruno Varela (Divino Fogão/Blindarte) quer repetir a boa performance do último dia do Rally Sudeste, quando já mostrou a sua velocidade e fez dobradinha com Rodrigo, vencendo na categoria Production (sem preparação) e chegando em segundo na geral, atrás apenas de seu irmão mais velho.

"As expectativas são boas. Treinei bastante desde a última corrida e como é o meu primeiro ano no Rally dos Amigos, espero fazer uma estreia boa. Vamos acelerar com consciência, mas tentando andar rápido para ter um bom resultado final", disse o jovem de 18 anos.

Com os títulos de Campeão Brasileiro de Rally Cross Country e Rally Baja conquistados antecipadamente, Gabriel Varela (Divino Fogão/Can-Am/Blindarte) ainda tem chance de conquistar também o título do Sertões Series, onde ocupa o terceiro posto.

"Vai ser um rally muito bom, como no ano passado, quando vencemos em três categorias. Eu saí vitorioso entre os Quadriciclos, o meu irmão Rodrigo entre os UTVs e o meu pai entre os Carros", lembra Gabriel. "O melhor é que andarei sem a pressão de ter que fazer algum resultado a qualquer custo em busca de título. Vou acelerar tudo o que sei para tentar outro excelente resultado. Quero terminar a temporada com chave de ouro", assegura.

O patriarca da "Família da Poeira" vai participar do Rally dos Amigos, em um Mitsubishi Triton ao lado do navegador Gustavo Gugelmin, com o intuito de festejar o final da temporada com os seus filhos. "Vai ser uma corrida para a gente lembrar para sempre. Será a primeira vez que nós quatro estaremos competindo na mesma prova. É uma satisfação muito grande começar uma equipe com os filhos e passar toda a sua experiência para eles", vibra o experiente Reinaldo Varela (Divino Fogão / Blindarte / Temp Clean / Tecmin / Ibis / Itamotors).

Primeiros colocados no Sertões Séries - UTV: 1) Rodrigo Varela, 59 pontos; 2) Zé Hélio, 57; 3) André Sawaya, 56; 4) Denísio Casarini Filho, 54; 5) Carlos Ambrósio, 44.

Campeonato Brasileiro de Rally Baja - UTV: 1) Nuno Fojo, 193 pontos; 2) Rodrigo Varela, 189; 3) Gilberto Mayorga Jr., 148; 4) Denísio Casarini Filho, 145; 5) Paulo Rugna, 122.

Primeiros colocados no Sertões Séries - Quadriciclos: 1) Robert Nahas, 67 pontos; 2) Marcelo Medeiros, 66; 3) Gabriel Varela, 60; 4) Tom Rosa, 58; 5) Nei Costa, 52.

Campeonato Brasileiro de Rally Baja - Quadriciclos: 1) Gabriel Varela, 194 pontos; 2) Leonardo Milesi, 175; 3) Jeremy Dubois, 168; 4) Osmar de Mendonça Jr., 162; 5) Richard do Amaral, 134.

Programação da prova - 13/12 - Sábado
08h30 - Briefing (para todas as modalidades)
Previsão de Largada Especial - Motos, Quadris e UTVs:
09h30 - Largada da cidade
09h40 - Largada na Prova Especial
Previsão de Largada Especial - Carros e Caminhões:
12h00 - Largada da cidade
12h15 - Largada na Prova Especial
Previsão de Chegada:
A partir das 12h - Prova Especial
Premiação:
16h00 - Motos, Quadris e UTVs
17h00 - Carros e Caminhões

Endereços:
- Área de Box, Vistorias e Secretaria de Prova:
Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel "EMAPA"
Avenida Mário Covas s/n - Km 252 (Trevo Principal da cidade) Avaré - SP

- Briefing, Almoço e Premiação:
Hotel Villa Verde (em frente ao Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel "EMAPA")
Avenida Paulo Novaes, 01 (Trevo principal da cidade) - Avaré - SP

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin tem o apoio de Divino Fogão / Blindarte / Temp Clean / Tecmin / Ibis / Itamotors.

Curta www.facebook.com/DivinoFogaoRallyTeam
Leia também...
08.12.2018

Bruno Varela garante o vice-campeonato e faz dobradinha com Rodrigo, o seu irmão mais velho

03.12.2018

Rodrigo Varela conquistou por antecipação o título na categoria UTV. Seu irmão caçula Bruno Varela briga pelo vice.

21.11.2018

Atuais campeões, brasileiros utilizarão novamente o UTV Can-Am Maverick X3 para buscar o bicampeonato

11.11.2018

Reinaldo Varela vence penúltima etapa do campeonato, enquanto o seu primogênito Rodrigo Varela garante o título de campeão por antecipação. Com o segundo lugar, Bruno Varela mantém a vice-liderança