Abu Dhabi Desert Challenge: Varela e Gugelmin têm dia de MacGyver no deserto
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin em planície de areia
(Foto: Marian Chytka)
Gustavo Gugelmin (E) e Reinaldo Varela (D) estão otimistas
(Foto: Marian Chytka)
Com esforço e espírito competitivo, brasileiros superaram problemas, não desistem e prosseguem no rali. Líder do Mundial e vencedor do Dakar desistem.
07.04.2014
|
137 visualizações
Os brasileiros Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin (Divino Fogão / Blindarte / Temp Clean / Tecmin / Ibis / Itamotors) continuam se destacando e chamando a atenção no Abu Dhabi Desert Challenge, terceira etapa da Copa do Mundo FIA de Rally Cross Country, que está sendo disputado até o dia 10 de abril, nos Emirados Árabes Unidos. Nesta segunda-feira (07/4) eles enfrentaram problema mecânico durante a prova, mas mostrando muito criatividade e principalmente espírito competitivo, usaram o famoso quebra-galho brasileiro para terminar o segundo dia de competição.
"Nós vínhamos num ritmo muito bom e não atolamos nenhuma vez. Até que tivemos problema na bomba da caixa de direção no meio do deserto e vazou todo o óleo. Ai baixou o espírito do MacGyver e improvisamos cadarço das sapatilhas e elásticos dos porta-capacetes para dar um jeitinho e não abandonar. Perdemos muito tempo, mas não desistimos e estamos dentro da prova. Teremos mais três dias para recuperar terreno e pontuar no campeonato", comentou Varela, único piloto brasileiro a vencer provas e que carrega dois títulos de Campeão Mundial de Rally Cross Country (2001 e 2012).
Os brasileiros começaram a prova com um ritmo muito bom, até que no km 60 começaram a ter problemas com a caixa de direção. "Então fomos indo devagar, com grande vazamento de óleo, pois só teríamos apoio mecânico no Km 150. Chegamos a completar com fluído de freio, óleo de tudo quanto é jeito que encontrávamos, até comprar em uma fazenda um galão de 30 litros de óleo de motor só pra quebrar o galho e não ficarmos a pé. Quando faltavam 30 km a polia da caixa de direção caiu e ficamos sem correia, e com isso sem ventilação no motor, que começou a esquentar. Foi aí que baixou o espírito do MacGyver em nós dois e fizemos a correia com cadarço, que acabou não dando tanto certo e depois com o elástico que segura os capacetes na redinha dentro do carro", contou Varela.
MacGyver foi uma série de aventura da televisão americana veiculada entre 85 e 92 pela rede ABC, sobre um ex-agente secreto das forças especiais chamado Angus "Mac" MacGyver, estrelado por Richard Dean Anderson. O recurso principal de MacGyver era uma variedade de soluções improvisadas, para escapar da captura, do desastre ou para geralmente derrotar os inimigos. Elas derivavam da aplicação prática do conhecimento científico e uso de itens comuns, sempre havendo a coincidência de ter à disposição materiais úteis. "Foi o nosso jeitinho de quebrar-galhos que nos impediu de abandonar a prova", explicou o navegador Gustavo Gugelmin.
Depois que voltaram a andar, Varela/Gugelmin ainda deram demonstração de esportividade ao parar para ajudar um concorrente que estava em dificuldades, atolado em uma duna. E prosseguiram subindo e descendo dunas a 20 km/h, até chegarem ao parque de apoio, onde a caixa de direção foi trocada para que eles terminassem a última Especial do dia, na 29ª colocação entre os 48 participantes.
"No último trecho não tivemos nenhum problema e descontamos um bom tempo. Estamos bem atrás, mas ainda dentro da prova e muita coisa pode acontecer nos próximos dias", lembra o navegador da Divino Fogão/Blindarte/Temp Clean/Tecmin/Ibis/Itamotors. A prova teve duas baixas importantes: o saudita Yazeed Al-Rajhi, líder do campeonato, abandonou com problemas mecânicos, e o espanhol Nani Roma, atual campeão do Rally Dakar e vencedor desta prova no ano passado se retirou depois que sentiu enjôos no meio da Especial.
O Abu Dhabi Desert Challenge continua nesta terça-feira, quando os concorrentes de 24 países enfrentarão outra Especial nas dunas e planícies do deserto Liwa, nos Emirados Árabes Unidos, com 372,02 km cronometrados.
Programação do Abu Dhabi Desert Challenge:
Estágio 3 - 8/4 (terça-feira)
Total: 372,02 km
Local: Deserto Liwa
Reinaldo Varela vence penúltima etapa do campeonato, enquanto o seu primogênito Rodrigo Varela garante o título de campeão por antecipação. Com o segundo lugar, Bruno Varela mantém a vice-liderança