Rally dos Sertões: Varela/Bampi vencem novamente na Pro Etanol
Reinaldo Varela na areia
(Foto: DFotos)
Varela/Bampi enfrentam qualquer caminho
(Foto: José Mário Dias)
Triton SR de Varela está inteira
(Foto: Márcio Machado)
Reinaldo Varela/Eduardo Bampi vencem a quarta Especial em seis disputadas e abrem cinco minutos de vantagem na liderança na categoria Pro Etanol. Estão em terceiro na Geral
15.08.2011
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A dupla Reinaldo Varela/Eduardo Bampi (Blindarte/Restaurante Divino Fogão/Itamotors/Temp Clean), com a novíssima picape nacional L200 Triton SR, venceu na segunda-feira (15/8) na categoria Pro Etanol a Especial mais longa da 19ª edição do Rally Internacional dos Sertões, disputada em 428 km entre Lizarda, no Tocantins, e Balsas, já no Maranhão. Na classificação Geral eles terminaram em terceiro, atrás apenas dos carros importados: Paulo Nobre/Filipe Palmeiro, com BMX X3 fez o percurso em 04h56min14, contra 04h58min33 de Guilherme Spinelli/Yousseff Haddad, com Mitsubishi Lancer, apenas 16 segundos na frente de Varela/Bampi, seus companheiros na equipe Mitsubishi Brasil.
"Foi uma Especial longa, mas dividida em duas partes, pois no Km 220 todos pararam para abastecer. Até lá andamos rápido e em nenhum momento tiramos o pé", comentou o piloto Reinaldo Varela, que abasteceu de etanol já na liderança em sua categoria e em terceiro na Geral. Com o resultado varela/Bampi lideram a categoria Pro Etanol com cinco minutos de vantagem sobre Klever Kolberg/Flávio França (Protom).
Depois de uma Especial de 330 km percorrida domingo no deserto do Jalapão, os sobreviventes do Rally dos Sertões tiveram 30 minutos na manhã da segunda-feira (15/8) para fazer manutenção de seus equipamentos, sem a participação ou ajuda dos mecânicos das equipes.
"Só completamos água no radiador, trocamos óleo do motor e fizemos um reaperto geral de parafusos. Trocamos dois pneus para outro jogo mais adequado para o que iríamos enfrentar e fomos embora. Nunca vi um carro tão bom e resistente quanto este", enfatizou o navegador Eduardo Bampi.
Depois da longa Especial de 428 km até Balsas, o piloto também ficou impressionado com a qualidade e resistência da Mitsubishi Triton SR. "Esse carro enfrentou 760 km sem receber qualquer manutenção por parte dos mecânicos ou troca de peças e chegou inteiro. Acho que hoje os mecânicos só vão ter que fazer a revisão normal, e olha que vim acelerando forte o tempo todo. Acho que dava até para fazer outra etapa maratona com esta Triton SR", elogiou o campeão mundial de rally cross country, e que nesta provas está participando de sua 300ª corrida.
A Especial do sexto dia começou com trecho rápido de 20 km de piçarra, seguido de trechos mais estreitos e travados, com muita poeira. Depois seguiu em um trial pesado, de 60 a 70 km de distância, muita areia bem pesada, até subir uma serra, com muitos arbustos nas laterais, pontes e riachos.
"Por ser tão longa e estar saindo do Jalapão, quem sobreviveu a esta etapa está muito próximo de chegar em Fortaleza", acredita o navegador Eduardo Bampi, lembrando que a prova termina dia 19 de agosto, depois de dez dias de competição. "Só não podemos relaxar. Vamos continuar andando rápido para aumentar a vantagem na liderança da Pro Etanol e chegar com certa tranqüilidade no Ceará", completou Varela, que está atrás de sua centésima vitória.
Sétimo dia: Só no Maranhão
O sétimo dia (terça-feira/16-8) do Rally dos Sertões começa saindo de Balsas (MA), com um deslocamento inicial de 10 km, para pegar muita areia, e que vai exigir cuidado dos pilotos, pois nas curvas vão se formar facões, situação que facilita capotagem para quem entrar forte e errar.
"Depois entramos em trecho de vegetação mais alta, que marca o fim do Jalapão", conta o navegador. Em seguida o roteiro cruza região de pasto e retas muito longas, onde fará diferença quem tiver boa velocidade final. A Especial tem 306 km, mais seis quilômetros de deslocamento final até Barra do Corda (MA).
Confira o dez primeiros (resultado extra-oficial) da sexta etapa:
1) Paulo Nobre/Filipe Palmeiro - 4h56min14s
2) Guilherme Spinelli/Yousseff Haddad - 4h58min33s
3) Reinaldo Varela/Eduardo Bampi - 4h58min49
4) Klever Kolberg /Flávio França - 5h07min30s
5) Luiz Facco/Glauber Fontoura - 5h47min15s
6) Luiz Stédile/Deco Muniz - 5h49min46s
7) Luis Nacif/Humberto Ribeiro - 6h01min15s
8) Marcelo Dawini/Carlos Brites - 6h05min35s
9) Marcus Cotton Mello/Eduardo P. Costa - 6h08min36s
10) José Jorge Sawaia/Joaquim Bicudo Filho - 6h11min16s
Confira os cinco primeiros (Pró Etanol) da sexta etapa:
1) Reinaldo Varela/Eduardo Bampi - 4h58min49
2) Klever Kolberg /Flávio França - 5h07min30s
3) Luis Nacif/Humberto Ribeiro - 6h01min15s
4) Marcus Cotton Mello/Eduardo P. Costa - 6h08min36s
5) José Jorge Sawaia/Joaquim Bicudo Filho - 6h11min16s
Geral - Acumulado após seis etapas (os cinco primeiros):
Reinaldo Varela vence penúltima etapa do campeonato, enquanto o seu primogênito Rodrigo Varela garante o título de campeão por antecipação. Com o segundo lugar, Bruno Varela mantém a vice-liderança