Capa

Reinaldo Varela

Rally dos Sertões: Reinaldo Varela larga entre os primeiros, no pelotão de elite

Piloto participa de sua 300ª corrida, buscando sua 100ª vitória no automobilismo

09.08.2011  |  143 visualizações
Líder do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e da Mitsubishi Cup, o piloto paulista Reinaldo Varela está comemorando bastante a sua 300ª corrida, justamente no 19º Rally Internacional dos Sertões, com partida em Goiânia (GO), para percorrer 4.096 quilômetros até chegar depois de 10 dias (19/8) em Fortaleza (CE). Além da marca histórica, o motivo de alegria foi o fato de largar no pelotão de elite, formado pelos oito mais rápidos no Prólogo, realizado na manhã de terça-feira (09/8) no Autódromo Internacional de Goiânia (GO).

"Foi uma volta boa, bem rapidinha. Estou muito contente com nossa Mitsubishi Triton SR. É muito bom ficar entre os oito primeiros e ter a possibilidade de fazer o primeiro dia praticamente sem tráfego", comemorou Varela, vencedor geral do Rally dos Sertões em 2008 e quatro vezes por categoria(2008/2007/2000/1999).

As oito duplas que formam o pelotão de elite para a partida na manhã desta quarta-feira (10/8), em direção a Pirenópolis (GO) são Jean Azevedo/Emerson Cavassin (Protótipo T1), Christian Baumgart/Beco Andreotti (Protótipo T1), Riamburgo Ximenes/Stanger Eler (Protótipo T1), Reinaldo Varela/Eduardo Bampi (Pro Etanol), Klever Kolberg/Flávio de França (Pro Etanol), João Franciosi/Rafael Capoani (Protótipo T1), Maurício Bortolanza/Gustavo Bortolanza (Protótipo T1), Marcos Baumgart/Kleber Cíncea (Protótipo T1). Os campeões do ano passado, Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (Protótipo T1) partem da nona posição.

"Foi uma volta fantástica. Os 300 ralis do Varela fizeram a diferença. A gente começou com o pé direito, literalmente, e isto nos dá moral para enfrentar o restante do rali", emocionou-se o navegador paranaense Eduardo Bampi.

"O Super prime é muito legal, com um grande público e nós queríamos muito estar lá. Vale a pena pelo show. A posição de largada entre nós oito não é tão importante, já que são todos carros rápidos e não deveremos ter problemas com ultrapassagens no primeiro dia", assegura o experiente piloto com 29 anos de rali, que estréia na equipe Mitsubishi Brasil.

PRIMEIRO DIA ATÉ PIRENÓPOLIS (GO)

Com largada do primeiro dos 53 carros as 12h26, os competidores percorrerão uma Especial de 83 Km. Logo com três quilômetros vai começar um Trial muito pesado. "Nos primeiros 20 a 30 quilômetros vou ter bastante trabalho com navegação", explicou Bampi. Depois o piso melhora, mas deve ter muito pó que dificultará a visibilidade para ultrapassagens. "Ai está a vantagem de largar entre os primeiros", aponta o piloto campeão mundial de rally cross country em 2000.

Na sequência, haverá muita predominância de pedras e lajes. "Temos que andar forte sempre. Não podemos deixar a concorrência chegar", avisa Varela, lembrando que os três primeiros dias do Rally dos Sertões valem pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. "Mas temos que ter o equilíbrio para não perder o rali nos primeiros quilômetros. São 10 dias de prova", lembra o navegador da dupla apoiada pela Blindarte, Restaurante Divino Fogão, Itamotors e Temp Clean.

Varela/Bampi lideram o campeonato nacional na categoria Pro Etanol, somando 78 pontos contra 40 de José Jorge Sawaia/Walace Von Schimidt.

Confira os oito melhores do prólogo:

1) Jean Azevedo/Emerson Cavassin - 2min08s71;
2) Cristian Baumgart/Beco Andreotti - 2min09s93;
3) Riamburgo Ximenes/Stanger Eler - 2min10s93;
4) Reinaldo Varela/Eduardo Bampi - 2min12s32;
5) Klever Kolberg/Flávio Marinho de França - 2min12s98;
6) João Franciosi/Rafael Capoani - 2min12s93;
7) Maurício Bortolanza/Gustavo Bortolanza - 2min14s78;
8) Marcos Baumgart/Kleber Cincea - 2min15s08.
Leia também...
08.12.2018

Bruno Varela garante o vice-campeonato e faz dobradinha com Rodrigo, o seu irmão mais velho

03.12.2018

Rodrigo Varela conquistou por antecipação o título na categoria UTV. Seu irmão caçula Bruno Varela briga pelo vice.

21.11.2018

Atuais campeões, brasileiros utilizarão novamente o UTV Can-Am Maverick X3 para buscar o bicampeonato

11.11.2018

Reinaldo Varela vence penúltima etapa do campeonato, enquanto o seu primogênito Rodrigo Varela garante o título de campeão por antecipação. Com o segundo lugar, Bruno Varela mantém a vice-liderança