Capa

Reinaldo Varela

Rally: Reinaldo Varela quer ampliar liderança no Brasileiro de Cross Country

Piloto já venceu a metade das provas disputadas na temporada.

30.06.2011  |  105 visualizações
Depois de vencer a metade das provas que disputou até agora, o piloto Reinaldo Varela (Mitsubishi/Blindarte/Divino Fogão/Itamotors/Temp Clean) parte neste final de semana (01 a 03 de julho) para Botucatu, a 240 quilômetros da capital paulista, onde pretendem ampliar ainda mais a sua liderança no Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, durante a disputa do 4º Rally Cuesta Off-Road, válido pela nona e décima etapas do certame nacional.

"Botucatu me traz boas lembranças. Afinal, foi lá que venci em maio a última prova disputada pelo Brasileiro. Então, quero aproveitar o bom astral de lá para tentar ampliar a liderança no campeonato", planeja Reinaldo Varela, atual hexacampeão brasileiro de Rally Cross Country e único piloto do Brasil a sagrar-se campeão mundial da modalidade.

Reinaldo venceu a metade das etapas da categoria Pro-Etanol disputadas nesta temporada e agora computa 64 pontos na liderança. Em segundo estão Luis Nacif/Humberto Ribeiro, com 39, seguidos de José Sawaia/Wallace Von Schimidt, com 20, Marcus Cotton/Eduardo Pereira e Costa, com 18 e Luiz Aguiar/Sérgio Bessa, em quinto com 12 pontos.

"Estou em uma situação confortável no momento, mas o campeonato é longo. Agora na décima etapa é que chegaremos apenas na metade do certame", contemporiza o piloto paulista.

Novidades pré-Sertões

Como estas duas etapas serão as últimas do campeonato antes do Rally Internacional dos Sertões, a prova mais importante do calendário nacional do off-road, Reinaldo Varela apresenta algumas novidades. Uma delas é que vai correr com o seu navegador da Mitsubishi Cup - onde também lidera com folga -, o paranaense Eduardo Bampi.

"O Wellington Rezende tem feito um trabalho maravilhoso na navegação, vencemos quase todas as etapas que disputamos juntos e conquistamos a liderança do Brasileiro com o trabalho e a afinidade que fomos criando. Mas o Edu Bampi já era o meu navegador oficial para o Sertões, além da Mitsubishi Cup. Por isso, temos que treinar antes em provas mais longas, para chegarmos preparados para brigar por vitória na principal prova do Brasil", explica o piloto, que já foi quatro vezes vencedor do Rally dos Sertões por categoria e uma vez na Geral.

A outra novidade é o desenvolvimento que a equipe Rally Brasil fez na sua picape Mitsubishi L200RS, com motor de Pajero movido a etanol. "O Erley (Ayala) está me dando uma picape rápida e muito resistente, por isto estamos tendo outra excelente temporada no Brasileiro", elogia o atual hexacampeão brasileiro de Rally Cross Country. "Agora teremos mais um monte de novidades em ajustes nas suspensões e na parte de injeção. A Rally Brasil não pára de descobrir desenvolvimento", completou o piloto apoiado por Mitsubishi/Blindarte/Divino Fogão/Itamotors/Temp Clean,

O Rally Cuesta Off-Road terá duas especiais de 128 quilômetros (256 quilômetros no total), com uma sendo percorrida no sábado (02/7) e a outra no domingo (03/7). O percurso passará por propriedades particulares de reflorestamento de eucalipto e estradas que percorrem a Serra da Cuesta - uma bonita formação geológica caracterizada por apresentar um paredão abrupto, seguido de um leve declínio que se estende até a margem do Rio Paraná.

"Este rali deverá ser bem completo, mesclando trechos rápidos e travados, e muitos obstáculos naturais com grande variedade de pisos. Deve ser uma prova bem dura, pois ela foi pensada como preparatória para o Rally dos Sertões. Então, além de muita serra, deve ter muita terra, cascalhos, pedras, lombas, erosões. Vai ser um belo ensaio", acredita o líder da categoria Pro-Etanol.

O parque de apoio do Rally Cuesta Off-Road será instalado no Ginásio de Esportes Mário Covas (Rua Maria Joana Félix Diniz, nº 1585- Vila Leopoldina), que fica a apenas 6 quilômetros do deslocamento inicial e a 800 metros do Primar Plaza Hotel.

Programação - 4º Rally Cuesta Off-Road

02 de julho - Sábado

1ª Prova

9:30h - Largada promocional ( obrigatória)
10:30h - Largada especial - moto e quadris.
13:00h - Largada especial - carros e caminhões
17:00h - Previsão de chegada
19:30h - Briefing motos e quadriciclos - Ginásio de Esportes
20:00h - Briefing - carros e caminhões - Ginásio de Esportes

03/07 - Domingo

2ª Prova

8:00h - Largada motos e quadris
10:30h - Largada - carros e caminhões
14:00h - Previsão de chegada
15:00h - Premiação

Leia também...
08.12.2018

Bruno Varela garante o vice-campeonato e faz dobradinha com Rodrigo, o seu irmão mais velho

03.12.2018

Rodrigo Varela conquistou por antecipação o título na categoria UTV. Seu irmão caçula Bruno Varela briga pelo vice.

21.11.2018

Atuais campeões, brasileiros utilizarão novamente o UTV Can-Am Maverick X3 para buscar o bicampeonato

11.11.2018

Reinaldo Varela vence penúltima etapa do campeonato, enquanto o seu primogênito Rodrigo Varela garante o título de campeão por antecipação. Com o segundo lugar, Bruno Varela mantém a vice-liderança