Capa

Top Race: Fábio Fogaça encerra temporada internacional

Piloto sorocabano correu na Argentina representando o Corinthians na Top Race

12.12.2010  |  109 visualizações
Campeão da Stock Jr. em 2009, o sorocabano Fábio Fogaça (Corinthians/Feeder/SYL Pastilhas de Freios/Case/Beta Ferramentas/Konrad Caminhões/Freios Frum) ousou em sua preparação como piloto fazendo uma temporada internacional, em uma das categorias mais difíceis da América Latina. O saldo é que o jovem (19 anos) pilotou um carro bem mais potente (350 hp) do que estava acostumado, conheceu vários circuitos com conceitos bem diferentes dos brasileiros, e aprendeu a disputar posições com ex-pilotos de Fórmula 1, Fórmula Indy e experientes campeões argentinos.

"Foi um ano bem diferente, em que penei muito, mas tenho a certeza que aprendi demais. Acho que estou preparado para pilotar qualquer tipo de carro do Brasil e enfrentar qualquer disputa, com qualquer piloto, em qualquer campeonato. Acho que amadureci bastante, não tenho temor de nada, o pior já passou", analisou Fogacinha.

Na terceira e última etapa do Torneio da Primavera da Top Race V6, uma das principais categorias sul-americanas de turismo, Fábio Fogaça enfrentou problemas no treino classificatório e nas provas seletivas disputadas neste domingo (12/12) no Autódromo Ciudad de Paraná, na capital da província de Entre Rios, na Argentina. O motor de seu Ford Mondeo quebrou no treino classificatório e teve que ser trocado, e na sua seletiva foi a vez do diferencial quebrar no momento em que iria alinhar. Com isto, o piloto brasileiro largou na prova final em último, na 36ª posição e ainda recebeu a bandeirada em 19º.

"Tive que largar parado dos boxes, enquanto os outros 35 pilotos vinham numa volta lançada. Por isso, eu demorei a chegar no pelotão. Além disso, o novo motor era fraco e tive que vir controlando a temperatura dele. Como muitos bateram e rodaram, fui ganhando posições e aprendendo mais", contou Fabinho.

A Top Race V6 é uma das principais categorias do automobilismo sul-americano, ao lado da Stock Car e da TC2000. Os carros são os modelos Ford Mondeo, Chevrolet Vectra, VW Passat, Mercedes-Benz e Peugeot 407, com chassis tubulares como na Stock Car. Os motores Berta 3.0 litros V6, com 350 cavalos de potência, são sorteados. O câmbio Saenz tem cinco marchas e as rodas de 18 polegadas são montadas com pneus slick Pzero, da Pirelli.

"O mais importante de tudo foi o aprendizado. E para isto contei com a ajuda de muitos amigos de meu pai - o ex-piloto e chefe de equipe da F-Truck Djalma Fogaça - e de outros grandes parceiros e patrocinadores, a quem tenho que agradecer muito", falou de empresas como Feeder/SYL Pastilhas de Freios/Case/Beta Ferramentas/Konrad Caminhões/Freios Frum,entre outras. "E foi uma grande oportunidade e motivo de orgulho representar o Corinthians no automobilismo internacional. Acho que a partir do ano que vem poderei colher bons resultados depois de tudo o que plantei nesta temporada", encerrou.

Visite www.fabiofogaca.com.br
Assista as corridas em www.trv6.com.ar
Leia também...
27.02.2011

Único brasileiro da categoria anda entre os dez primeiros até abandonar

26.02.2011

Único brasileiro da categoria tem o seu melhor desempenho até agora e larga em sétimo no domingo

26.02.2011

Único brasileiro da categoria tem o seu melhor desempenho até agora

25.02.2011

Fábio Fogaça espera bom desempenho com nova equipe