Stock Car: Átila Abreu quer somar pontos para continuar na dianteira
Átila Abreu quer pontuar para continuar na frente do campeonato
(Foto: André Santos)
Thiago Marques vai largar atrás por causa do tumulto da classificação
(Foto: André Santos)
Vice-líder vai largar em Londrina na frente do líder do campeonato
09.10.2010
|
68 visualizações
Um estranho na briga pelo título vai largar da pole position na primeira prova do playoff da Stock Car. O carioca Duda Pamplona (Officer ProGP), apenas o 17º colocado na principal categoria do automobilismo brasileiro, foi o mais rápido no treino classificatório da nona etapa, que será disputada a partir das 11h05 (transmissão ao vivo do SporTV) deste domingo, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, no norte do estado do Paraná.
Entre os dez únicos postulantes ao título da temporada 2010, o melhor no grid é Cacá Bueno (Red Bull Racing), quinto no certame, que vai partir da primeira fila com o segundo tempo. O líder Ricardo Mauricio (Eurofarma RC) vai sair da 17ª posição, imediatamente atrás de seu maior rival, o vice-líder Átila Abreu, da AMG Motorsport (3M/Poliron/Beta Ferramentas).
"Foi uma pena não conseguirmos largar na frente, mas os meus concorrentes diretos estão juntos comigo", comentou Átila Abreu (Zinco Jeanswear/Santa Carolina/OTG/Baterias Líder), lembrando que o terceiro colocado Nonô Figueiredo (Cosan Mobil Super Racing) está saindo do 19º posto.
O treino de classificação foi bastante tumultuado, pois foi interrompido por mais de 30 minutos para limpeza do circuito, em virtude de vazamento de óleo de um carro que quebrou no meio da pista, depois de apenas oito minutos de prática.
"Foi uma loteria. Entramos logo para a pista, marcamos o nosso tempo e o treino foi paralisado", contou o paranaense Thiago Marques (Cimed Medicamentos/Alpina/Super Cola/Votomassa), que havia estabelecido o sexto tempo. "Não acreditamos que a pista ia melhorar e que a temperatura iria baixar. No fim, a pista ficou limpa e os mais de 20 pilotos que não tinham entrado na pista acabaram baixando muito o tempo e nós não tivemos pneus para reagir", explicou o paranaense, que vai largar da 23ª posição.
Mesmo com todo o tumulto dos treinos classificatórios, Átila Abreu está confiante em mais uma boa prova.
"O importante será fazer uma boa largada e somar pontos suficientes para continuar no pelotão da frente entre os competidores do playoff", planeja o vice-líder.
Primeira prova do playoff
A partir desta prova de Londrina a Copa Caixa Stock Car começa a ser decidida.
A corrida deste domingo abre a primeira das quatro etapas da Mobil Super Final, com os dez pilotos que brigarão pelo título. Eles iniciam com uma pontuação diferente, que servirá para que não sejam alcançados pelos demais participantes. Cada um ganhou 200 pontos, mais um acréscimo pela colocação da tabela.
"Estou muito feliz de entrar pela terceira vez nos playoffs em três temporadas de categoria. Como estou pelo segundo ano consecutivo na AMG Motorsport, o time todo está muito unido, o nosso relacionamento está muito bom e isto acaba se refletindo no bom entendimento para o acerto do carro e o resultado pode ser visto na pista", disse Átila Abreu, que este ano já subiu cinco vezes no pódio, com uma vitória, três segundos e um terceiro lugares.
"O playoff deste ano está bem diferente das outras temporadas. Serão quatro corridas com um descarte. Por isso, agora não conta só regularidade, tem que ter três excelentes resultados para conquistar o título", comentou Átila, vice-líder com 220 pontos, apenas cinco de diferença para o líder Ricardo Maurício.
"Como são as quatro etapas que decidem o campeonato, todo mundo vai arriscar mais porque tem um descarte. Tem que saber estudar a corrida para determinar o quanto você deve arriscar, saber onde estão os seus rivais na briga pelo título", opinou o representante da Zinco Jeanswear/Santa Carolina/OTG/Baterias Líder. "Os dez tem totais condições de ser campeão e eu quero continuar neste grupo até o final, mas lutando pelo meu primeiro título", finalizou o mais jovem (23 anos) piloto da Stock Car.
Posição de largada e do campeonato dos pilotos do playoff:
2º - Cacá Bueno (RJ), Red Bull Racing - 5º;
3º - Daniel Serra (SP), Red Bull Racing - 9º;
8º - Max Wilson (SP), Eurofarma RC - 4º;
9º - Popó Bueno (RJ), A.Matheis Motorsport - 10º;
10º - Allam Khodair (SP), Blau Full Time - 7º;
11º - Marcos Gomes (SP), Blau Full Time - 6º;
14º - Felipe Maluhy (SP), Officer ProGP - 8º;
15º - Átila Abreu (SP), AMG Motorsports - 2º;
17º - Ricardo Mauricio (SP), Eurofarma RC - 1º;
19º - Nonô Figueiredo (SP), Cosan Mobil Super Racing - 3º;
Confira a pontuação dos únicos dez pilotos que brigarão pelo título de campeão:
1º - Ricardo Mauricio (SP), Eurofarma RC - 225 pontos
2º - Átila Abreu (SP), AMG Motorsports - 220
3º - Nonô Figueiredo (SP), Cosan Mobil Super Racing - 216
4º - Max Wilson (SP), Eurofarma RC - 214
5º - Cacá Bueno (RJ), Red Bull Racing - 212
6º - Marcos Gomes (SP), Blau Full Time - 210
7º - Allam Khodair (SP), Blau Full Time - 209
8º - Felipe Maluhy (SP), Officer ProGP - 208
9º - Daniel Serra (SP), Red Bull Racing - 207
10º - Popó Bueno (RJ), A.Matheis Motorsport - 206
A equipe AMG Motorsport tem patrocínio de 3M e Poliron, com apoio de Beta Ferramentas.