Rally dos Sertões: Varela/Bampi vencem etapa mais difícil do rali
Dupla Varela/Bampi vence a mais difícil etapa da prova
(Haroldo Nogueira)
Varela/Bampi conseguem mais uma vitória no Rally dos Sertões
(Haroldo Nogueira)
No penúltimo dia de rali, dupla vence a especial que foi considerada a mais difícil e com o resultado, se aproxima da vice-liderança da prova na categoria Super Production.
19.08.2010
|
156 visualizações
Sobral, segunda maior cidade do interior do Ceará - perdendo apenas para Juazeiro do Norte -, recebeu nesta quinta-feira (19/08) a penúltima e mais difícil etapa do Rally dos Sertões e pôde conferir mais uma vitória da dupla Reinaldo Varela/Eduardo Bampi (Mitsubishi/Pirelli/Blindarte) na categoria Super Production.
No nono dia de disputas, a dupla venceu a especial cronometrada de 245 quilômetros entre as cidades de Teresina, no Piauí, e Sobral, no Ceará, com o tempo de 3h35min37s8. Reinaldo Varela repetiu sua melhor colocação na geral, um sexto lugar.
"Essa etapa me lembrou o Dacar", disse Varela, quatro vezes vencedor do Rally dos Sertões e único brasileiro campeão mundial de Rally Cross Country. "Tinha muito buraco, muita pedra, foi tudo no meio do mato, isolado, sem referência nenhuma. Foi extremamente difícil essa etapa de hoje, acho que a mais difícil de todo o rali. Mas conseguimos terminar em primeiro na nossa categoria, foi excelente", comemorou o piloto paulista.
Com o resultado, a dupla se aproxima da vice-liderança na categoria, que tem nas duas primeiras posições as duplas Luis Facco/Silvio Deusdara e Alberto Castro/Vinicius Castro, respectivamente. Faltando apenas uma etapa para o término da prova, Varela ainda acredita num bom resultado.
"Nossa Pajero Full terminou inteira, vamos fazer a manutenção normal e partir com tudo amanhã (sexta-feira, 20/08). Acho que conseguimos tirar a diferença, que está pequena, e abocanhar a vice-liderança", projetou Reinaldo.
Esta especial da nona etapa teve trilha complicada, com uma planilha de difícil interpretação e navegação cautelosa nas estradas áridas, com área de savanas e trechos com muita areia, pedra, piçarra, riachos, mata-burros e lombas.
"A planilha estava complicada demais, foi uma leitura muito difícil. Tivemos de navegar muito para ficar na trilha certa, mas nós não nos perdemos nenhuma vez e esse resultado é muito bom. Mas ainda tem rali pela frente e vamos esperar até o final. Temos equipamento para terminar e vamos tentar mais uma vitória até os últimos metros", frisou o navegador paranaense Eduardo Bampi.
O último dia do 18º Rally Internacional dos Sertões chegou para a caravana com mais de 1.700 pessoas que acompanham a prova desde seu início, em Goiânia (GO). Nesta sexta-feira serão mais 395 quilômetros de Sobral até Fortaleza, no Ceará, para que sejam completados os seis Estados visitados e os 4.337 km de prova em dez dias de disputas na segunda maior competição off-road do mundo. A especial cronometrada terá somente 124 quilômetros, mas promete muita dificuldade.
Confira os cinco primeiros (extra-oficial) na categoria Super Production no nono dia:
Reinaldo Varela vence penúltima etapa do campeonato, enquanto o seu primogênito Rodrigo Varela garante o título de campeão por antecipação. Com o segundo lugar, Bruno Varela mantém a vice-liderança